Cinco presos que conseguiram escapar do Complexo Penitenciário de Rio Branco (FOC) utilizaram eixo de ventilador para perfurar a cela e improvisaram corda com lençóis e roupas para pular o muro. A informação foi repassada pelo presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre, Glauber Feitoza nesta terça-feira.
O presidente informou ainda que a escavação foi feita a longo da noite, e que amais de 40 policiais penais participam da operação de recaptura com apoio de outras forças de segurança..
“Eles conseguiram com a base, o ventilador, escavar a parede durante todo o período da noite, e claro, assim que os policiais avistaram o início da fuga, já foram acionadas as equipes que estavam de plantão, pra que pudessem proceder com as medidas para evitar a fuga, mas que hoje, as buscas permanecem, com policiais penais, só de efetivo da polícia penal tem mais de 40 policiais, e com apoio do Ciopaer e das demais forças de segurança”, afirma.
Os presos que executaram a fuga respondem por diversos crimes, como homicídio e roubo majorado. “Desde tráfico de drogas, também alguns por associação a organização criminosa, inúmeras situações. Uma média de 2 a 3 anos em cumprimento de regime fechado. Claro que agora nosso foco, independente do crime, é de proceder com a mais rápida e breve recaptura desses foragidos”, ressalta Feitoza.
Fuga durante a madrugada
Os cinco presos fugiram na madrugada de segunda-feira (26) após fazerem um buraco na cela 13 do Complexo Penitenciário de Rio Branco (FOC). Um dos policiais penais que estava na guarita do complexo viu os presos correndo na área que fica entre o pavilhão P e o muro do presídio.
De imediato, o policial avisou, via rádio, a todo o complexo e as equipes saíram em busca dos presos que conseguiram pular o muro da unidade.
Apenas um dos presos da cela não fugiu. Outro policial que estava na vigilância do pavilhão P ouviu o aviso e acionou toda a guarnição dos pavilhões O e P que, imediatamente, fizeram uma ronda, porém os presos já haviam pulado o muro, segundo informou o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen-AC).
Durante revista no pavilhão P, os policiais encontraram um buraco na cela 13 e identificaram que cinco dos seis presos que estavam na cela haviam fugido;
Os presos fugitivos são:
Máximo Feijo de Souza
Pablo Ferreira da Silva
Henrique Mendes do Nascimento Araújo
Wellington dos Santos Figueiredo
Matheus Barbosa da Silva
Fonte: G1ACRE