Luiz Inácio Lula da Silva assumirá a Presidência do Brasil em 1º de janeiro. Tanto Arce quanto Evo foram convidados a participar do ato de transferência de comando no país vizinho.
No calor da divisão que existe no Movimento ao Socialismo (MAS), a possível presença de Evo Morales em Brasília (Brasil) para a posse de Luiz Inácio Lula da Silva como novo presidente deste país, pode significar um grande desconforto para o presidente Luis Arce, segundo o analista de relações internacionais Álvaro Pozo.
A transferência de comando no país vizinho vai acontecer a 1 de janeiro e Arce já confirmou a sua presença neste evento, enquanto Evo anunciou que também foi convidado, embora ainda não se saiba se estará efetivamente presente.
“Não deixa de entorpecer a presença do presidente, quando Evo Morales está presente, acho que vai ser uma situação incômoda se os dois se encontrarem em Brasília”, disse Pozo, que também afirmou que no atual contexto conflituoso em que o partido se encontra experiência de governo, não é prudente que o ex-presidente compareça à posse, pois poderia “contaminar” o trabalho diplomático que o país deve enfrentar com o Brasil.
Nesse sentido, Pozo acredita que as relações com o Brasil devem deixar de focar apenas no gás e aproveitar o potencial da Bolívia para exportar os mais diversos produtos.
Por Eden Garcia Salazar fonte: EJU.TV