Ao menos 49% dos empresários contrataram nos últimos seis meses, segundo informações de pesquisa realizada pela Fecomércio-AC em parceria com o DataControl, durante o mês de dezembro, junto a 102 empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Ainda segundo o levantamento, o restante, de 51%, admitiu não ter contratado no período.
Conforme o levantamento, 64,7% dos entrevistados afirmaram concordar que a atividade informal tem crescido no mercado de Rio Branco; 27,5% disseram discordar; enquanto outros 7,8% não se manifestaram.
Os dados da pesquisa indicam que há exigência, por parte dos contratantes, de ensino médio. Para outros 40,2%, não há exigência quanto ao grau de escolaridade, de modo que depende da atividade a ser desenvolvida. Aquelas consideradas braçais, sem a necessidade de conhecimento, não exigem escolaridade, tal qual a indústria da construção civil e empresas de asseio e conservação. As que exigem o nível médio (52,9%) são aquelas que contratam para serviços http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrativos e de apoio, como escritórios de contabilidade, distribuidoras de produtos alimentícios entre outras; outros 3,9% afirmaram exigir ensino fundamental e 2,9%, ensino superior.
A pesquisa abordou também os motivos comuns para a demissão de pessoal. Neste aspecto, 61,8% dos empresários reforçaram os pedidos espontâneos dos empregados, enquanto outros 22,5% admitiram ser comum a “justa causa”; 15,7% disseram demitir mesmo sem “justa causa”.