O ex-governador e senador eleito Camilo Santana (PT-CE) será o ministro da Educação no novo governo. O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, bateu o martelo na noite desta segunda-feira (19), durante reunião em Brasília (DF).
O assunto foi debatido durante a reunião que contou com a participação da atual governadora do estado, Izolda Cela, que será a secretária nacional de Educação Básica. Além dela, também participaram da reunião o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o governador eleito do Ceará, Eumano de Freitas.
Antes da decisão, havia uma articulação para que a atual governadora do estado fosse a indicada para o cargo e com isso ocupasse o espaço do Ceará na Esplanada.
No entanto, o PT não estava satisfeito em entregar um ministério que considera estratégico para alguém que não fosse do partido e havia crescido a pressão para que o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) assumisse o cargo.
O Blog do Camarotti já havia antecipado o convite de Lula ao senador eleito Camilo Santana, ocorrido na semana passada.
Além disso, o presidente eleito havia decidido aproveitar a força de senadores eleitos aliados dentro do Congresso, uma vez que muitos bolsonaristas também conquistaram mandatos de deputados e senadores.
No entanto, Lula decidiu abrir exceção para alguns nomes, como é o caso de Camilo Santana.
Além disso, outra exceção até o momento foi a do senador eleito Flávio Dino (PSB-MA), já anunciado para a pasta da Justiça. O senador eleito Renan Filho foi sondado para assumir o Ministério do Planejamento.
Agora com a indicação de Camilo Santana na Educação, quem assume o mandato do ex-governador do Ceará no Senado é a deputada estadual Augusta Brito (PT).
Augusta é a primeira-suplente na chapa do senador, que foi eleito com 69,75% dos votos válidos nestas eleições.
Yahoo!