Nova legislatura na Aleac vem com uma garotada que pode fazer a diferença

Na eleição de outubro passado aconteceu um ‘limpa’ de 50% na Assembleia Legislativa do Acre. Doze foram mandados embora e 12 novos estão chegando. Vale um registro: maioria é uma garotada como nunca antes vista. Isso pode fazer a diferença ou pode acontecer tudo, inclusive nada. Na lista dos ‘boys’ novatos, Emerson Jarude (MDB), Pablo Bregence (PSD), Michelle Melo (PDT), Tadeu Hassem (Republicano) e Eduardo Ribeiro (PSD). Desse grupo pode vir coisa boa, como um destaque, por exemplo, capaz de alavancar um deles como liderança emergente para futuros embates. Não que eles possam ofuscar outras lideranças mais antigas da casa, mas é uma misturada boa com chances de fazer desta legislatura que se avizinha um grande momento para debates importantes sobre o Acre.


Futuro do MDB


O deputado estadual eleito, Emerson Jarude, tem fugido do assunto, mas com a aposentadoria de Flaviano Melo é provável que ele conduza o processo de renovação na sigla, onde a velha guarda é maior que a velha guarda da mangueira. Com ele a frente ou mesmo junto a nova executiva, que será escolhida em março, é possível esperar um MDB mais capilarizado para as eleições de 2024.


Não existe


Fui procurar saber como anda o processo contra o deputado eleito Clodoaldo Rodrigues (Republicano). Mais não tem processo contra ele, segundo um advogado que o auxilia. Pronto. Então não tem.


Vai ou não?


O governador Gladson Cameli (PP) não falou se vai pra posse de Lula. O convite chegou ao Acre e está na mesa do Jonathan Donadoni, chefe da Casa Civil.


Nada ainda


Nem Marina Silva, nem Jorge Viana figuraram ainda no time que Lula está terminando de montar. Marina deve ir pra Câmara Federal, para onde foi eleita pelo Rede por São Paulo, e Jorge deve assumir algo no segundo escalão. É isso ou nada. Ministério tá difícil.


Coração do Gladson


Na hora de mandar lembranças para celebrar o Natal e fim de ano, Gladson Cameli não fez acepção. Mandou colocar na lista até adversários. Tem um coração que só Fagner explica.


Tarauacá 2024


Terceiro colocado na última disputa pela prefeitura de Tarauacá, o advogado Júnior Feitosa (MDB) está sendo contatado até por adversários da eleição passada sobre seu possível interesse para disputar o pleito outra vez, em 2024. Ele não está negando que tem interesse. Mas só vai entrar na discussão a partir de janeiro.


Garantido


“O Ney Amorim vai fazer parte do nosso Governo, sim. Na hora certa vocês vão saber”. Do governador Gladson Cameli ao ser questionado sobre o futuro de seu ex-candidato a Senador.


Da Aleac pra Câmara


Foi confirmar ter ficado fora da lista dos eleitos, e o deputado estadual Cadmiel Bonfim iniciou no mesmo dia sua candidatura a vereador por Rio Branco em 2024. Já está andando.


Registro necessário


Hoje é o aniversário de um cidadão que eu duvido qual jornalista dos últimos 40, 50 anos no Acre não se espelhou nele. O homem das inesquecíveis gazetinhas, o Silvio Martinello. Se não bastasse a capacidade intelectual, Silvio tem na essência a fidalguia, o cavalheirismo. Que bom ser amigo dele.


Vida longa ao nosso decano.


Evandro Cordeiro/Acre News


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias