Um idoso de 73 anos que foi atacado por um enxame de abelhas em Alfenas, Sul de Minas, na terça-feira (29/11), morreu na noite de quinta-feira (1º/12). Ele recebeu mais de 1 mil picadas de abelhas em todo o corpo e estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Alzira Velano.
Nelson Ribeiro da Silva e outras sete pessoas foram atacados pelo enxame em uma praça de Alfenas. Ele foi levado para o hospital já em estado grave. Nelson era natural de Conceição da Aparecida, no Sudoeste de Minas.
Militares do Corpo de Bombeiros e uma equipe do SAMU também foram atacados, juntamente com quem passava pelo local no momento em que o enxame partiu para cima de quem estava por perto. Ao todo, oito pessoas – cinco transeuntes, dois bombeiros e um motorista da Samu – foram atendidas no hospital. O idoso foi o caso mais grave. Um dos bombeiros levou mais de 100 picadas, porém recebeu atendimento médico e não teve complicações.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, havia uma grande colmeia dependurada numa árvore da praça. Em certo momento, possivelmente com o peso do enxame e o vento, ela se desprendeu e caiu, enfurecendo as abelhas, que passaram a atacar quem estava por perto.
Protegidos com roupas especiais, os bombeiros contiveram o enxame e exterminaram a colmeia. Horas depois, a praça voltou à normalidade. Só não houve mais vítimas, porque na hora a praça tinha poucas pessoas.
Estado de Minas