Moradora perde tudo após temporal arrancar telhado e derrubar paredes de casa no AC

Casa ficou sem telhados e paredes após temporal em Rio Branco — Foto: Arquivo pessoal

A autônoma Maria da Conceição Nascimento de Morais, de 61 anos, viu a casa que construiu ao longo de três anos ser destruída em questão de minutos durante o temporal que atingiu a capital acreana, Rio Branco, nessa segunda-feira (5). O telhado da casa foi arrancado por inteiro e três das quatro paredes caíram atingido móveis e objetos da moradora.


Da residência, que fica na Estrada do Quixadá, Maria da Conceição conseguiu recuperar algumas roupas, utensílios e objetos pequenos que não foram danificados pela água da chuva ou pelos escombros. Ainda muito assustada com o que aconteceu, a moradora conversou com o g1 e falou do alívio de não ter se ferido durante o temporal e lamentou ter perdido a casa.


“Eu estava dentro de casa, quando o vento veio foi de uma vez e arrancou o telhado e jogou para trás. Arrancou todo o telhado, a parede da frente caiu toda também. Quando arrancou o telhado, fiquei na porta do banheiro. Quando caiu a porta do lado que eu estava, pulei por cima do resto que ficou e sai correndo”, relembrou.


Amigos, filhos e conhecidos da moradora ajudaram a retirar os escombros — Foto: Arquivo pessoal

Maria da Conceição mudou para a casa no dia 18 de dezembro do ano passado. A residência foi construída com as economias que juntou ao longo da vida. “Molhou tudo. Acabou com tudo, o guarda-roupa quebrou todo, minha cama. Não sei o que esperar, não tenho como fazer outra casa, passei muito tempo fazendo economias para a casa e aconteceu isso”, lamentou.


A moradora disse que o que sobrou foi levado para a casa de um vizinho. Nesta terça (6), os filhos, amigos e conhecidos ajudaram a retirar os pertences da moradora dos escombros. “Tenho só fé de vencer mesmo, mas não sei quando. Ontem [segunda, 5] não dormi. A gente vê tudo se acabar, as coisas que tanto lutei, a gente economiza até na comida para construir e acontece uma coisa dessa”, disse emocionada.


Ocorrências


A Defesa Civil de Rio Branco atendeu 52 ocorrências de quedas de árvores, destelhamentos e queda de torre de telefonia durante o temporal. Órgão monitora alguns bairros atingidos.


Com a queda de árvores, vários bairros de Rio Branco ficaram sem energia elétrica. Segundo a Energisa, a tempestade provocou um aumento de 600% no volume de ocorrência se comparado a um dia normal.


A Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros do Acre informaram que os ventos atingiram a velocidade de 77 km em alguns momentos durante a chuva. Em 24 horas choveu quase 50 milímetros na capital.


Torre de telefonia desabou em cima do prédio da delegacia — Foto: Arquivo/Polícia Civil

Uma torre de telefonia caiu em cima do prédio da Delegacia da 3ª Regional, no bairro Adalberto Sena, em Rio Branco. Conforme a Polícia Civil, o acidente deixou vários estragos no local, como danos em equipamentos e parte da estrutura. Ninguém ficou ferido.


Entre os bairros mais afetados pelo temporal estão:


• Apolônio Sales
• Jarbas Passarinho
• Xavier Maia
• Adalberto Senna
• Tucumã
• Volta Seca
• Vila Albert Sampaio
• Vila Acre
• Benfica


Dois avisos do Inmet alertam para temporais no Acre nesta terça-feira (6) — Foto: Reprodução/Inmet

Novos alertas de temporal


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para novas tempestades entre esta terça e quarta-feira (7). Os dois alertas, um amarelo e outro laranja, foram divulgados nesta terça.


São esperadas chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros no dia, com ventos intensos, que podem chegar de 60 a 100 quilômetros por hora.


Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Os avisos são para todas as regiões do estado.


Fonte: G1ACRE


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias