posto village ezgif.com gif to avif converter

MEC libera verbas para o pagamento de bolsas aos alunos da UFAC: Reitora comemora

A pressão feita por estudantes e servidores da Universidade Federal do Acre (UFAC) realizada ontem (07) funcionou. O movimento realizado nas proximidades da instituição pedia liberação de recursos para o pagamento de bolsas e auxílios. Hoje (08) a reitora Guida Aquino publicou um vídeo anunciando a boa nova: O MEC liberou o financeiro para o pagamento.


“Acabamos de receber o recurso, por tanto, já vamos fazer o pagamento das bolsas e auxílio dos nossos alunos que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Vamos continuar trabalhando para sair os outros recursos para o pagamento dramático que a gente precisa sanar (…) Essa é uma vitória, mas ainda precisamos de recursos para pagar os contratos da universidade. Continuamos na luta!”, anunciou.


No dia 04 deste mês, a UFAC lançou um comunicado falando sobre o corte no orçamento que deixa comprometido o pagamento de bolsas e auxílio de estudantes e de áreas importantes para o funcionamento da maior universidade pública do Acre.


A nota explicou que “o novo Decreto zerou o limite de pagamentos das despesas discricionárias do MEC previsto para o mês de dezembro. Logo, o ministério não pode repassar recursos financeiros para universidades. Com isso, a Ufac não consegue pagar as bolsas e auxílios. Mas, a situação ultrapassa os prejuízos financeiros, impactando negativamente em vidas que dependem desse aporte para manter estudos e alimentação”.


Também foi informado que “sem financeiro, a Ufac não poderá também executar despesas como pagamentos de contratos de limpeza, luz, água, telefone, vigilância, fornecedores do Restaurante Universitário (RU), entre outras. E como terceiro orçamento do Acre, esse impacto será sentido diretamente na economia do Estado”.


Mais cedo, o ex-reitor da UFAC, Minoru Kinpara pediu que a bancada do Acre pudesse interceder para resolver o problema dos cortes.


Por Wanglézio Braga/Acre News


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Últimas Notícias