Após a vitória da França sobre Marrocos, nessa quarta-feira (14/12), pela semifinal da Copa do Mundo no Catar, a tensão política, social e religiosa entre franceses e marroquinos explodiu com confrontos de torcedores novamente em alguns pontos do país.
Um marroquino de 14 anos, que não teve sua identidade revelada pelas autoridades, morreu após ser atropelado em Montpellier, durante as comemorações da vitória da França e os conflitos entre franceses e marroquinos.
Vídeos que circulam na internet mostram um grupos de torcedores do Marrocos cercando um carro e tentando puxar uma bandeira da França. Após a abordagem, o motorista atropela diversas pessoas ao sair do local.
Veja:
Depois da vitória da França sobre Marrocos, a tensão histórica, política e religiosa entre imigrantes marroquinos e franceses voltou a aumentar no país. Um torcedores do Marrocos, de 14 anos, morreu depois de ser atropelado em Montpellier durante conflitos. No @Metropoles 🧶👇 pic.twitter.com/6cBwELtjBC
— junio (@cordao1bilicau) December 15, 2022
Segundo comunicado da prefeitura da cidade, o jovem chegou a ser transferido para o hospital rapidamente, mas acabou não resistindo e morreu logo depois de receber atendimento. O veículo foi encontrado em seguida, nas proximidades do crime, e o responsável segue sendo procurado.
Tensão fora das quatro linhas
A relação histórica de colonização entre França e Marrocos, que foi colônia do país europeu no século 20, a crise recente de imigração fez com que as tensões entre os dois povos aumentasse na França.
Apesar de independência em 1956, marroquinos – assim como outros cidadãos de países da África do Norte – imigraram para a França, explicando o alto número deles no país europeu.
O teor de comentários xenofóbicos em grupos de hooligans dá um tom sobre tudo o que está por trás das quatro linhas na história entre marroquinos e franceses.
“Foda-se os muçulmanos [sic]”, respondeu um usuário do Telegram ao vídeo do atropelamento do torcedor marroquino. “Defenda a Europa”, disse outro em uma das publicações sobre os conflitos entre marroquinos e franceses após a partida. “É normal que os caras defendam seu país, o que os marroquinos esperavam?”, questionou outro.
Com a maior concentração de marroquinos fora de Marrocos e as recentes crises e discussões sobre imigração na França, o sentimento nacionalista passou a aflorar em diversos grupos de extrema-direita do país, inclusive dentro da subcultura hooligan.
Publicações nas redes sociais mostram diversos hooligans de alguns times franceses pelas ruas do país após a vitória da França na semifinal da Copa do Mundo, em uma espécie de “caçada” contra torcedores imigrantes de Marrocos.