192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Marrocos repete zebra, elimina Portugal e avança para a semifinal

Foto: reprodução

Seleção africana faz história e é o primeiro país do continente a chegar nesta fase da competição numa Copa do Mundo; Cristiano Ronaldo dá adeus chorando a caminho do vestiário

  • O que tivemos no Al Thumama


    Uma zebra histórica! Mais organizado, Marrocos venceu Portugal por 1 a 0 com um gol de En-Nesyri no primeiro tempo e levou a seleção africana para a semifinal pela primeira vez na história. Os marroquinos seguraram a pressão portuguesa que, mesmo com cinco atacantes em campo, não conseguiu passar pelo goleiro Bono, um dos melhores da competição. Não faltaram tentativas, mas o placar premia a seleção que conseguiu aplicar melhor a própria estratégia.


    Gol de En-Nesyri com falha de Diogo Costa em Marrocos x Portugal

    Gol de En-Nesyri com falha de Diogo Costa em Marrocos x Portugal (Foto: Carl Recine/Reuters)


  • Marrocos faz história


    Os “Leões do Atlas” seguem escrevendo a história no Catar. Pela primeira vez que chegou nas quartas de final, os marroquinos também atingiram um fato inédito: ser a primeira seleção africana a conquistar um lugar na semifinal de Copa do Mundo. O continente tinha batido na trave outras três vezes com Camarões (1990), Senegal (2002) e Gana (2010), quando não passaram das quartas.


    En-Nesyri, de Marrocos, comemora gol marcado diante de Portugal

    En-Nesyri, de Marrocos, comemora gol marcado diante de Portugal (Foto: REUTERS/Kai Pfaffenbach)


  • Geração portuguesa eliminada


    Tido por muitos jornalistas portugueses como uma das melhores seleções da história do país, Portugal não conseguiu igualar a melhor campanha que havia feito outras duas vezes. Com grandes promessas como João Félix, Gonçalo Ramos e cia., os portugueses não conseguiram se organizar e ficaram na barreira marroquina.


  • Adeus de um craque


    Cristiano Ronaldo se despede da Copa do Mundo. Aos 37 anos, o astro português, detentor de inúmeros recordes desabou em lágrimas após o apito final. As câmeras da Fifa mostraram que CR7 não conteve o choro ainda na saída de campo e estava desolado enquanto caminhava para o vestiário da seleção portuguesa. Veja no vídeo abaixo.


    Cristiano Ronaldo deixa o campo chorando após eliminação de Portugal na Copa

    Cristiano Ronaldo deixa o campo chorando após eliminação de Portugal na Copa


  • Bono destaque de novo


    O goleiro marroquino se destacou mais uma vez na classificação do país africano. Com defesas importantíssimas em chutes de João Félix e Cristiano Ronaldo, o camisa 1 é um dos principais responsáveis para que Marrocos chegasse onde já chegou. Protagonista nas oitavas de final, ele também brilhou diante dos portugueses. Veja as defesas nos vídeos abaixo.


    Aos 45 min do 2º tempo - chute de dentro da área defendido de Cristiano Ronaldo de Portugal contra o Marrocos

    Aos 45 min do 2º tempo – chute de dentro da área defendido de Cristiano Ronaldo de Portugal contra o Marrocos


    Aos 37 min do 2º tempo - chute de dentro da área defendido de João Félix de Portugal contra o Marrocos

    Aos 37 min do 2º tempo – chute de dentro da área defendido de João Félix de Portugal contra o Marrocos


  • História se repete


    Assim como em 1578, quando o reino do Marrocos venceu o exército português na Batalha de Alcácer-Quibir, novamente os africanos levaram a melhor. Naquela ocasião, a vitória militar resultou no sumiço do rei Dom Sebastião. Dessa vez, Cristiano Ronaldo – grande astro da seleção portuguesa – foi embora para os vestiários assim que o árbitro apitou o fim do jogo quase sem falar com os companheiros.


    Representação da Batalha de Alcácer Quibir, com portugueses à esquerda e marroquinos à direita

    Representação da Batalha de Alcácer Quibir, com portugueses à esquerda e marroquinos à direita (Foto: Miguel Leitão de Andrade/Museu do Forte da Ponta da Bandeira, Lagos, Portugal)


  • Desconhecimento português?


    Na entrevista coletiva depois do jogo das oitavas de final, quando Portugal goleou a Suíça, Fernando Santos disse que conhecia “razoavelmente bem” a seleção do Marrocos. Segundo ele, isso se dava porque lembrava bem do confronto entre as duas seleções em 2018 e porque acompanhava bastante o Campeonato Grego, onde atuavam alguns jogadores marroquinos.


    Porém, checagem do ge mostrou que, na verdade, nenhum convocado do Marrocos para a Copa atuava no futebol grego e apenas dois titulares de 2018 continuavam no time neste ano.


  • Atuações de Portugal


     


    Diogo Costa falha, e Portugal é presa fácil para o Marrocos; veja todas as notas

  • Ezebraldo Marques ataca de novo


    O narrador do Grupo Globo foi quem comandou a partida no “sportv”. Com o histórico de narrar as zebras nesta Copa do Mundo, como as vitórias da Arábia Saudita em cima da Argentina e do Japão contra a Alemanha, a tradição pesou. Mais uma vez o azarão venceu e, agora, teremos Marrocos na semifinal da Copa no Catar.


  • E a semifinal?


    A vitória do Marrocos classificou a equipe para a semifinal da Copa do Mundo, mas eles ainda não sabem quem irão enfrentar. Às 16h (de Brasília) deste sábado, Inglaterra x França definem quem irá encarar os africanos na próxima quarta-feira, às 16h, no Al Bayt.


    G1


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias