Um idoso, de 92 anos, em situação de abandono, foi resgatado pela Polícia Civil com o corpo “tomado por formigas”. O caso aconteceu no bairro Aquilino Mota Duarte e foi divulgado pela polícia nesta sexta-feira (1º).
As investigações iniciaram após trabalhadores da Roraima Energia, empresa distribuidora de energia elétrica, denunciar o caso à Civil. A empresa enviou os funcionários para suspender o serviço na casa do idoso devido à falta de pagamentos, mas no local o encontraram em condições de abandono.
Em seguida, acionaram a Polícia Civil, que resgatou o idoso na sexta-feira (25). Ele estava sob cuidados de uma sobrinha de 37 anos, que informou que não trabalha e mantém os custos da família e do idoso, com o benefício que ele recebe.
Ela disse ainda que o idoso é pai de 17 filhos, mas nenhum se prontificou a cuidar dele, conforme o delegado Paulo Henrique Tomaz Moreira da Delegacia de Proteção ao Idoso e a Pessoa com Necessidades Especiais.
No dia do resgate, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) o removeu imediatamente para o hospital, devido às condições em que ele se encontrava. O idoso apresentava quadro de anemia grave, desnutrição e desidratação.
“A vítima estava extremamente debilitada, foi internada em um hospital e está recebendo tratamento médico. O corpo dele estava tomado por formigas. Se os trabalhadores da Roraima Energia não tivessem acionado a Polícia, talvez a vítima não tivesse mais tanto tempo de vida, devido às péssimas condições de saúde, no local onde se encontrava”, frisou.
A empresa Roraima Energia está acompanhando a situação do idoso, e suspendeu o corte de energia da residência em razão das condições precárias do morador, de acordo com o delegado.
Foi instaurado um inquérito policial para investigar os crimes de abandono e maus-tratos.
Contilnet