O ministro do Governo, Eduardo Del Castillo, confirmou às 14:45 desta quarta-feira, 28 de dezembro, através de uma mensagem nas redes sociais, a prisão do governador de Santa Cruz, Luis Fernando Camacho. A notícia é do jornal boliviano El Deber.
“Informamos o povo boliviano que a Polícia Boliviana cumpriu a ordem de apreensão contra o Sr. Luis Fernando Camacho“, escreveu a autoridade, sem fornecer mais detalhes da operação.
Os dados preliminares indicam que a autoridade regional foi interceptada quando chegava ao seu domicílio na capital de Cruz. Seu equipamento de segurança foi reduzido e ele foi subido para um motorizado, no qual foi rapidamente transferido para o aeroporto de Viru Viru.
A mesma autoridade do governo nacional indicou que se trata de «informação em desenvolvimento», sem especificar o paradeiro de Camacho, embora se saiba que seria transferido nos próximos minutos para La Paz.
Existem vários processos abertos contra o governador de Cruz de Santa, alguns pelo golpe de Estado em 2019 e outros pelo desemprego de 36 dias que Santa Cruz cumpriu pelo censo. Em ambos os casos, as intimações deveriam ser agendadas para que ele viesse declarar.