Filme sobre Lula está pronto e será lançado em breve, diz diretor Oliver Stone

O documentário que Oliver Stone –cineasta norte-americano conhecido por filmes sobre figuras políticas como Nixon e John Kennedy– prepara há cerca de três anos sobre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve ser lançado em breve, ainda no primeiro semestre de 2023.


A informação foi dada pelo diretor ao site UOL durante o Red Sea International Film Festival, que acontece na Arábia Saudita. Ele contou que o documentário tem 90 minutos e conta a vida toda do presidente eleito, de seu começo na política ao dia da última eleição.


“Filmamos quando ele foi solto, na Argentina, no México. Filmamos o processo da eleição também, o dia da vitória, que foi o último dia de filmagem. Acho que para o público internacional vai ser interessante, é um retrato impressionista de Lula”, disse Stone ao veículo.


Ele ainda disse que queria que a produção dialogasse com o público internacional. “Eu vi ‘Democracia em Vertigem’, de Petra Costa. É um filme muito bom, gostei muito. Mas é um filme brasileiro e tem detalhes sobre os quais o público norte-americano ou europeu talvez não estejam interessados. Então, meu documentário é um pouco mais amplo e menos detalhado”, disse.


Stone, que também assina produções como “Snowden: Herói ou Traidor”, de 2016, e “Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme”, de 2020, diz que tenta provar no filme o envolvimento dos Estados Unidos na derrubada de Dilma Rousseff e Lula. “A gente vai até aí, mas não nos aprofundamos muito sobre onde o Departamento de Estado [norte-americano] se intersecciona com Sérgio Moro e a direita brasileira. Mas essa foi uma história suja. Mais uma das centenas de crimes que os Estados Unidos cometeram na América do Sul”.


POR FOLHAPRESS


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Últimas Notícias