A diretoria da Federação Acreana de Desporto Escolar (FADE) já planeja a temporada 2023 da Entidade. A instituição, que acabara de eleger o novo corpo diretivo, visa ampliar o número de competições no novo calendário, e pretende fortalecer parcerias junto aos setores público e privado, se aproximando principalmente das prefeituras.
Com a previsão de realizar ao menos sete competições no primeiro semestre de 2023, o Departamento Técnico da FADE planeja abrir ainda em dezembro de 2022 as inscrições para a seletiva regional de Atletismo, que deve acontecer já no final de janeiro próximo, nas cidades de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, para atletas nascidos nos anos de 2005, 2006 e 2007, e que compõem a categoria Sub-17.
A proposta, segundo o recém-eleito presidente da FADE, João Renato Jácome, é selecionar os 12 melhores atletas nos naipes masculino e feminino, e levá-los para o 4º Campeonato Brasileiro de Atletismo Escolar, evento que ocorrerá no mês de março de 2023.
“Essa será a primeira competição do nosso calendário da temporada. Queremos auxiliar os professores na participação desses alunos, e garantir, junto ao governo do estado e às prefeituras, que tenhamos um número plural de alunos-atletas na nossa seletiva. Queremos começar bem a temporada, dando o nosso melhor”, frisa o gestor.
O presidente também destacou que a equipe da Entidade está focada em melhorar o rendimento dos atletas, buscando alternativas para isso, ainda que com as férias escolares, o que garantirá a participação dos inscritos em condições de alcançar resultados de pódio, local e nacionalmente. “Estamos buscando a melhor maneira possível para representar o estado na competição nacional da categoria, uma vez que lá teremos a seleção dos representantes do nosso país no mundial. O trabalho tem de começar a ser bem feito em casa”.
PROPÓSITO DA FADE – A Federação Acreana de Desporto Escolar (FADE) é uma associação sem fins lucrativos e de caráter esportivo educacional, constituída para atuação no Estado do Acre. Dentre os seus objetivos e atribuições, estão: “assegurar a prática do desporto educacional”, “estruturar e coordenar as atividades esportivas entre instituições educacionais” e “garantir condições de acesso às atividades desportivas escolares sem distinções e quaisquer formas de discriminação”.
[Ascom FADE]