Pais e responsáveis que não podem levar as crianças ao posto de vacinação durante a semana têm a oportunidade de atualizar a caderneta de imunização do filho neste sábado (3). Equipes da Secretaria de Saúde de Rio Branco (Semsa) vão atender crianças acima de 5 anos com a vacina contra a Covid-19 e as de rotina.
O atendimento começa às 17h e segue até às 23h e ocorre na Praça Primavera, no bairro Manoel Julião.
Os pequenos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis e apresentarem a carteirinha de vacinação no momento da imunização.
Covid no Acre
Diferente de outubro, em novembro o estado acreano registrou um salto significativo com relação aos casos novos de Covid-19. O levantamento do g1 levou em consideração os dados diários da Secretaria de Saúde do estado (Sesacre), que mostram que só em novembro foram 4.219 novos infectados pelo novo coronavírus, fazendo os casos da doença chegarem a 153.975.
Já com relação a mortes, não houve registros e o número de vítimas fatais pela doença continuou 2.029.
Na última quinta (1º), após dois meses sem registrar óbitos por Covid-19, o Acre registrou duas mortes pela doença fazendo o número de vítima fatais subir para 2.031. A última vez que o estado acreano havia registrado morte pela doença foi em 15 de setembro.
Meningite
Outra doença que preocupa no estado é a meningite. O Acre registra 67 casos suspeitos de meningites este ano, segundo boletim epidemiológico divulgado na última quinta-feira (1) pela Secretaria Estadual de Saúde. Ao todo, 13 casos foram confirmados no estado entre janeiro e esta quinta.
Do total de casos confirmados, um se trata de meningite fúngica, quatro por meningite bacteriana, dois de meningite meningocócica, um por hemófilos, três de meningite viral e dois casos de meningite não especificada.
Desde janeiro, quatro pessoas morreram por conta da doença, sendo um óbito por meningite fúngica e 3 por meningite viral. Os dados apontam que a taxa de letalidade, em 2022, para todas as meningites é de 30,7%.
Um dos casos de meningite bacteriana confirmados é do pequeno Davi Lucca Guimarães Torres, de 9 anos, que está internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Criança, que funciona atualmente no Into-AC.
Por g1 AC — Rio Branco