O acumulado de chuva em Rio Branco até as 6h deste sábado (17) chegou a 362,2 milímetros. Isso representa 35% a mais do que o esperado para todo o mês de dezembro, que é de 267,9 mm.
Com previsão de mais chuva para os próximos dias e alerta de temporal emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Defesa Civil Municipal acredita que o acumulado de chuvas possa ultrapassar ainda mais o esperado inicialmente.
Somente nas últimas 24 horas foram registrados 30,6 milímetros de chuva na capital acreana.
O aumento no volume das chuvas também reflete no nível do Rio Acre. Apesar da oscilação, o manancial voltou a subir nas últimas 24 horas e saiu de 3,90 metros nessa sexta-feira (16) para 4,32 metros neste sábado (17). No último dia 7 de dezembro, o rio chegou a se aproximar dos 10 metros, com a chegada do período chuvoso.
Com relação ao ano passado, nesse mesmo dia 17 de dezembro, o manancial estava 4,23 metros acima da cota marcada nesta segunda. Já em 2020, ele marcava 2,95 metros e em 2019 estava com 11,68 metros.
Alerta de temporal
Um novo alerta laranja de perigo foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste sábado (17), para todas as cidades do Acre. O comunicado alerta para o risco de tempestades até a manhã deste domingo (18).
A previsão é de chuva entre 50 e 100 milímetros ao longo do dia, ventos intensos que podem chegar a 100 quilômetros por hora. Há ainda risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
As instruções dadas são:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Com informações g1.