O deputado José Guimarães (PT-CE), um dos políticos na equipe de transição de governo, disse neste domingo (4) que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai acompanhar a cerimônia posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília. Pouco depois da publicação, o deputado apagou o tuíte.
O g1 entrou em contato com a equipe de Guimarães sobre o motivo de ele ter apagado o post, e aguardava resposta até a última atualização desta reportagem.
A posse está marcada para 1º de janeiro.
“Barack Obama ex presidente dos Estados Unidos confirma presença na posse do Lula, em 1º de janeiro”, escreveu o deputado no tuíte apagado.
Os mandatos de Lula e Obama na Presidência de seus países coincidiram durante alguns anos. Lula foi presidente de 2003 a 2010, e Obama de 2009 a 2016.
Durante reunião do G20 em 2009, na cidade de Londres, Obama fez um elogio a Lula que ganhou notoriedade. O então presidente norte-americano apontou para o brasileiro e disse que Lula era “o cara”. Afirmou também que Lula era o político mais popular do mundo.
Por g1 — Brasília