O Deputado Estadual Manoel Moraes (PP) não para de colecionar vitórias quando o assunto é a política xapuriense. Depois de receber expressiva votação e ser reeleito nas últimas eleições como o parlamentar mais bem votado no município, ele acaba de exercer papel fundamental no pleito que definiu a reeleição do Vereador Eriberto Mota para a presidência da Câmara Municipal.
A eleição ocorreu na noite de ontem e como de costume foi cercada por muitas conversas, articulações e mistérios. Em desvantagem numérica desde a última eleição para a Mesa Diretora, um grupo de vereadores ligados ao prefeito Bira Vasconcelos tentava cooptar os vereadores Alcemir Teodósio (União Brasil), Kaíco Roque (União Brasil) e Clemilton Almeida (PL), até os últimos momentos antes da votação.
Iniciada a disputa, os vereadores assediados se mantiveram firmes e deram a vitória à chapa ligada a Manoel Moraes. A composição da Mesa Diretora para o biênio 2023-2024 em Xapuri tem: Eriberto Mota (Presidente), Alcemir Teodósio (Vice-Presidente), Clemilton Almeida (1º Secretário) e Dim Lopes (2º Secretário). Já a chapa que seria encabeçada pelo Vereador Ronaldo Ferraz (MDB), sequer chegou a ser registrada, diante da impossibilidade numérica de obter êxito.
Quem conhece os bastidores da política xapuriense, sabe que mais essa vitória de Manoel Moraes é emblemática e demonstra que o seu grupo político se consolida como o mais forte da princesinha do Acre. Pelas ruas de Xapuri, o que se comenta é que são gigantescas as possibilidades de que o próximo prefeito seja aquele a ser indicado por Moraes e seu grupo.