A morte de Pelé fez com que o mundo do futebol ficasse bem mais triste. Milhares de famosos e jogadores de futebol expressaram seus sentimentos com a partida do Rei do Futebol e um deles foi Cristiano Ronaldo. Segundo o português, Pelé era “uma referência do ontem, do hoje e sempre”.
“Os meus profundos sentimentos a todo o Brasil, e em particular à família do senhor Edson Arantes do Nascimento. Um mero “adeus” ao eterno Rei Pelé nunca será suficiente para expressar a dor que abraça neste momento todo o mundo do futebol. Uma inspiração para tantos milhões, uma referência do ontem, de hoje, de sempre”, começou.
Cristiano Ronaldo ainda recordou das vezes que Pelé demonstrou carinho por ele e que, se depender dele, o Rei do Futebol nunca terá seu legado esquecido pelos amantes do futebol.
“O carinho que sempre demonstrou por mim foi recíproco em todos os momentos que partilhámos, mesmo à distância. Jamais será esquecido e a sua memória perdurará para sempre em cada um de nós, amantes de futebol. Descansa em paz, Rei Pelé”, finalizou.
MORTE DE PELÉ
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, lutava contra um câncer de intestino desde 2021 e estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, na zona sul da cidade, desde o dia 29 de novembro, quando deu entrada apresentando inchaço em todo o corpo. Lá, o ex-atleta foi identificado pelo corpo clínico como anasarca, um inchaço generalizado, além de uma síndrome edemigênica e insuficiência cardíaca descompensada.
A notícia da morte foi confirmada por Kelly Nascimento, uma das filhas do rei.
“Tudo que nos somos é graças a você. Te amamos infinitamente. Descance em paz”, escreveu.
O Twitter oficial do rei também publicou mensagem.
A inspiração e o amor marcaram a jornada de Rei Pelé, que faleceu no dia de hoje.
Amor, amor e amor, para sempre.
.
Inspiration and love marked the journey of King Pelé, who peacefully passed away today.
Love, love and love, forever. pic.twitter.com/CP9syIdL3i
— Pelé (@Pele) December 29, 2022
INQUIETO E CONFUSÃO MENTAL
No dia 30 de novembro, de acordo com a ESPN, Pelé estava inquieto. Ele foi detectado com confusão mental ao chegar ao hospital e os exames aos quais vinha fazendo era para verificar também a possibilidade de uma encefalopatia hepática, ou seja, a deterioração da função cerebral que ocorre em pessoas com doença hepática grave, porque substâncias tóxicas normalmente eliminadas pelo fígado se acumulam no sangue e chegam ao cérebro.
Embora os filhos tivessem tentado tranquilizar os fãs, o estado de saúde de Pelé já preocupava os médicos e familiares, pois a quimioterapia a qual ele passava, não estava obtendo respostas satisfatórias para controlar os tumores que se espalharam por várias partes do corpo. Pelé também estava com dificuldades para se alimentar, o que o deixou ainda mais debilitado.
Edson Arantes do Nascimento nasceu na cidade de Três Corações, em Minas Gerais, no dia 23 de outubro de 1940. Conhecido mundialmente como Pelé, foi um ex-jogador de futebol e atuava nos gramados como atacante. Pelé era considerado como um dos maiores atletas de todos os tempos, tanto que ganhou o título de “Rei Pelé”.
Em 2000, foi eleito Jogador do Século pela Federação Internacional de Histórias e Estatísticas do Futebol (IFFHS), e foi um dos dois vencedores conjuntos do prêmio Melhor Jogador do Século da FIFA.
Naquele mesmo ano, de acordo com a IFFHS, Pelé foi o segundo maior goleador da história do futebol em jogos oficiais, marcando 765 gols em 812 partidas, e no total 1283 gols em 1363 jogos que incluem amistosos não oficiais, um recorde mundial do Guinness. Durante sua carreira, chegou a ser durante um período o atleta mais bem pago do mundo.
Pelé começou a jogar pelo Santos aos 15 anos e pela Seleção Brasileira aos 16. Durante sua carreira na seleção, ganhou três Copas do Mundo: a de 1958, 1962 e 1970. Ele também foi o maior goleador da história da seleção brasileira, com 77 gols em 92 jogos. Em clubes, ele é o maior artilheiro da história do Santos e os levou a várias conquistas.
Desde que se aposentou em 1977, Pelé era embaixador mundial do futebol e fez muitos trabalhos de atuação e comerciais na TV. Ao longo de sua carreira e aposentadoria, Pelé recebeu vários prêmios individuais e de equipe por seu desempenho em campo, suas conquistas recordes e seu legado no esporte.
SANTOS FUTEBOL CLUBE E O MILÉSIMO GOL
Pelé chegou ao Santos em 1956. Antes, protagonizava seu excelente futebol em campo de terra batida e com uma bola de meia improvisada, pois não tinha dinheiro para comprar uma adequada. Jogou em pequenos times em equipes infanto-juvenil e já chamava a atenção na época.
Foi no Santos Futebol Clube que Pelé assinou seu primeiro contrato profissional, em junho de 1956 e lá ficou pouco mais de dez anos, sendo disputado por grandes clubes europeus. No final de 1969, Pelé se aproximou de seu milésimo gol, criando grande expectativa no país.
No início de novembro, Pelé já tinha marcado 996 gols, e as duas próximas partidas seriam clássicos contra o Corinthians e o São Paulo. O milésimo gol veio no dia 19 de novembro de 1969, em uma partida contra o Vasco da Gama, quando o atleta marcou a partir de um pênalti, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Feito o gol, Pelé correu para a bola, beijando-a. O jogador foi cercado por jornalistas e carregado por dirigentes do Santos.