Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Como o Brexit quebrou as bases econômicas do Reino Unido

Foto: REUTERS/Simon Dawson
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

Já se passaram dois anos desde que o ex-primeiro-ministro Boris Johnson assinou seu acordo comercial do Brexit e declarou triunfantemente que a Grã-Bretanha seria “próspera, dinâmica e satisfeita” após concluir sua saída da União Europeia (UE).


O acordo do Brexit permitiria às empresas britânicas “fazer ainda mais negócios” com a União Europeia, de acordo com Johnson, e deixaria a Grã-Bretanha livre para fechar acordos comerciais em todo o mundo, continuando a exportar sem problemas para o mercado da UE de 450 milhões de consumidores.


Na realidade, o Brexit prejudicou a economia do Reino Unido, que continua sendo o único membro do G7 – o grupo de economias avançadas que também inclui Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e Estados Unidos – com uma economia menor do que era antes do pandemia.


Anos de incerteza sobre o futuro relacionamento comercial com a União Europeia, o maior parceiro comercial da Grã-Bretanha, prejudicaram o investimento empresarial, que no terceiro trimestre estava 8% abaixo dos níveis pré-pandêmicos, apesar de um acordo comercial Reino Unido-UE estar em vigor há quase dois anos. .


E a libra sofreu uma surra, tornando as importações mais caras e alimentando a inflação, ao mesmo tempo em que não impulsionou as exportações, mesmo que outras partes do mundo tenham desfrutado de um boom comercial pós-pandemia.


O Brexit ergueu barreiras comerciais para empresas britânicas e estrangeiras que usaram a Grã-Bretanha como base europeia. Está pesando nas importações e exportações, minando o investimento e contribuindo para a escassez de mão de obra. Tudo isso exacerbou o problema da inflação na Grã-Bretanha, prejudicando os trabalhadores e a comunidade empresarial.


A razão mais plausível de por que a Grã-Bretanha está se saindo comparativamente pior do que países comparáveis é o Brexit”, de acordo com L. Alan Winters, codiretor do Centro de Política Comercial Inclusiva da Universidade de Sussex.


A sensação de melancolia que paira sobre a economia do Reino Unido é capturada por trabalhadores em greve, que estão saindo em números cada vez maiores por causa de salários e condições enquanto a pior inflação em décadas corrói seus salários. Ao mesmo tempo, o governo está cortando gastos e aumentando os impostos para preencher o buraco em seu orçamento.


Embora o Brexit não seja a causa da crise do custo de vida na Grã-Bretanha, tornou o problema mais difícil de resolver.


O Reino Unido escolheu o Brexit em um referendo, mas o governo então escolheu uma forma particularmente difícil de Brexit, que maximizou o custo econômico”, disse Michael Saunders, consultor sênior da Oxford Economics e ex-funcionário do Banco da Inglaterra. “Qualquer esperança de vantagem econômica do Brexit praticamente se foi.


Empresas contam custos

Embora a Grã-Bretanha tenha votado para deixar a União Europeia em junho de 2016, sua saída do mercado único e da união aduaneira foi finalizada apenas em 24 de dezembro de 2020, quando os dois lados finalmente chegaram a um acordo de livre comércio.


O acordo do Brexit, conhecido como Acordo de Comércio e Cooperação, entrou em vigor em 1º de janeiro de 2021.


Eliminou tarifas sobre a maioria dos produtos, mas introduziu uma série de barreiras não tarifárias, como controles de fronteira, verificações alfandegárias, taxas de importação e inspeções sanitárias em produtos vegetais e animais.


Antes do Brexit, um fazendeiro em Kent podia enviar um caminhão cheio de batatas para Paris com a mesma facilidade com que o fazia para Londres. Esses dias não existem mais.


Ouvimos histórias todos os dias de pequenas empresas sobre o pesadelo de formulários, transporte, correios, coisas que ficam paradas por semanas a fio. A duração épica dos problemas é simplesmente impressionante”, disse Michelle Ovens, fundadora da Small Business Britain , um grupo de campanha.


A forma como as coisas aconteceram nos últimos dois anos foi muito ruim para as pequenas empresas”, disse Ovens à CNN.


Pesquisadores da London School of Economics estimam que a variedade de produtos do Reino Unido exportados para a União Europeia diminuiu 30% durante o primeiro ano do Brexit. Eles disseram que isso provavelmente acontecia porque pequenos exportadores haviam saído de pequenos mercados da UE.


Veja o exemplo da Little Star, uma empresa britânica que fabrica joias para crianças. Seu negócio decolou na Holanda e tinha planos de expandir para a França e a Alemanha em seguida. Mas desde o Brexit, apenas dois dos mais de 30 de seus clientes holandeses estão preparados para lidar com os custos e a papelada para obter estoque da empresa.


Os produtos que levavam dois dias para serem enviados agora levam três semanas, enquanto os impostos de importação e vendas tornaram muito mais difícil competir com os joalheiros europeus, de acordo com Rob Walker, que co-fundou o negócio com sua esposa, Vicky, em 2017. A empresa agora está olhando para os Estados Unidos em busca de oportunidades de crescimento.


Não é uma loucura termos que olhar para o outro lado do Atlântico para fazer negócios, porque é tão difícil fazer negócios com pessoas a 48 km de distância?” disse Walker.


Uma pesquisa da British Chambers of Commerce (Câmara de Comércio Britânica) com mais de 1.168 empresas publicada este mês relatou que 77% disseram que o Brexit não os ajudou a aumentar as vendas ou expandir seus negócios. Mais da metade afirmou ter dificuldade em se adaptar às novas regras para o comércio de mercadorias.


A Siteright Construction Supplies, fabricante de Dorset, disse à Câmara que importar peças da União Europeia para consertar máquinas quebradas se tornou um “pesadelo demorado” e caro.


O Brexit foi a maior imposição de burocracia aos negócios”, de acordo com Siteright.


A Nova Dog Chews, produtora de petiscos para cães, disse que teria perdido todo o comércio da UE se não tivesse estabelecido uma base no bloco. “Isso custou ao nosso negócio uma quantia enorme de dinheiro, que poderia ter sido investida no Reino Unido se não fosse o Brexit”, acrescentou.


Um porta-voz do governo do Reino Unido disse à CNN que o serviço de apoio à exportação do governo forneceu aos exportadores “apoio prático” na implementação do acordo do Brexit.


O acordo é “o maior acordo de comércio livre de tarifa zero e cota zero do mundo”, acrescentou o porta-voz. “Ele garante o acesso ao mercado do Reino Unido nos principais setores de serviços e abre novas oportunidades para empresas do Reino Unido em todo o mundo.


Danos permanentes ao comércio

A Grã-Bretanha não substituirá facilmente os prejuízos ao perder o acesso irrestrito ao maior bloco comercial do mundo.


Os únicos novos acordos comerciais substanciais que ela fechou desde que saiu da União Europeia, que não apenas rolaram os acordos que tinha como membro da UE, foram com a Austrália e a Nova Zelândia.


Pela estimativa do próprio governo, isso terá um impacto insignificante na economia do Reino Unido, aumentando o PIB no longo prazo em apenas 0,1% e 0,03%, respectivamente.


CNN Brasil


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias