O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Branco, é um programa do governo federal, que oferece as especialidades de periodontia, cirurgia oral menor, endodontia e prótese dentária com a confecção de prótese total.
O Centro é a única referência para o atendimento de especialidades odontológicas para os municípios do interior do estado, e em 2022 teve zeradas as filas das especialidades de cirurgia oral menor e prótese dentária, bem como de sedação e centro cirúrgico para pacientes especiais. Por mês são realizados aproximadamente 1.500 procedimentos.
“Foi um ano muito produtivo, tivemos atendimentos externos por meio de ações em saúde bucal, além de conseguir zerar demandas reprimidas de algumas especialidades, contabilizando mais de 12 mil procedimentos odontológicos. Ficamos felizes em saber que estamos contribuindo com a nossa população”, destacou a chefe do CEO, Christiane Lopes.
O serviço é 100% regulado pelo Sistema Nacional de Regulação. Para ter acesso ao serviço, o paciente realiza a primeira consulta na atenção básica ou nas unidades de pronto atendimento de saúde (UPAs) e, caso necessário, é encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas.
A Fundhacre, por meio do CEO, realizou consultas odontológicas aos residentes do Lar Vicentino, em Rio Branco, onde entregou 32 próteses dentárias. A ação teve como objetivo reabilitar a função mastigatória e também estética, devolvendo a autoestima dos residentes. Os pacientes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em Rio Branco, também recebeu uma ação, que contou com avaliação e exame clínico realizados pelos cirurgiões dentistas da instituição.
Agência Acre