Um brasileiro, morador de Santos, no litoral Paulista, chamado Sidney de Carvalho Mesquita, ou Tio Chico Brasil, entrou para o livro dos recordes como o homem com olhos mais esbugalhados do mundo.
De acordo com os responsáveis pelo Guinness World Records 2023, o recorde foi verificado em São Paulo, Brasil, em 10 de janeiro de 2022, por meio de um exame de Exoftalmometria, utilizado para avaliar quanto o bulbo ocular se desloca para fora. Segundo os avaliadores, os olhos de Sidney alcançam uma projeção de 18,2 mm (0,71 in) além de suas órbitas oculares.
Tio Chico descobriu seu talento aos nove anos de idade. Ele gostava de fazer caretas na frente do espelho e, quando fazia isso, percebeu que seus olhos podiam saltar muito mais do que os olhos de seus colegas. Ele mostrou a sua família e amigos o que conseguia fazer, e eles ficaram muito impressionados com seu talento.
O brasileiro também se orgulha de sua capacidade de adaptação a diferentes ambientes, e descreve a si mesmo como um camaleão. Devido de seus olhos esbugalhados, ele se apresenta como Tio Chico Brasil em programas de TV e WEBTV de diversas emissoras, Podcasts, Grandes Feiras e Eventos, assim como, em Festas Temáticas, Corporativas, Casas Noturnas, entre outros.
Felizmente a condição de Sidney não afeta seu bem estar e saúde. Na verdade, seu oftalmologista disse que é um dom raro.
“Minha habilidade é definitivamente um dom. Ela veio do meu pai, da minha mãe e do criador também”, diz Sidney.
Sidney não tem necessariamente que treinar para isto. Ele nasceu com essa habilidade, e a tem aperfeiçoado. Ele quer tirar proveito dela e mostrar ao mundo seu talento único.
Ele se sente muito grato, pois esse dom mudou sua vida, tanto pessoal quanto profissionalmente. Agora ele é conhecido não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.
Veja o vídeo:
Além do brasileiro, Kim Goodman (EUA) detém o título de recorde para a mulher com olhos mais esbugalhados. Ela pode projetar seus globos oculares até 12 mm (0,47 pol.) além de suas órbitas. Seus olhos foram medidos em Istambul, Turquia, em 2 de novembro de 2007.