Alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em Rio Branco, viajam na noite deste sábado, 3, rumo à capital de Sergipe, Aracaju. Os estudantes irão participar da 23ª Olimpíadas Especiais das Apaes, que acontece entre os dias 5 e 10 de dezembro. Em 2022, o torneio reunirá 1,6 mil atletas de todos os Estados, além de técnicos e comissão esportiva. O Acre será representado por 20 atletas.
O evento, realizado a cada três anos, é promovido pela Apae Brasil, em parceria com as federações estaduais. Os jogos reúnem atletas com deficiência física, intelectual e/ou múltipla assistidos pela rede apaeana de todo o país. Nesta edição, devem se reunir mais de 1.600 pessoas, entre atletas, técnicos e comissão esportiva.
“Nossos alunos estão dedicados. Tenho certeza que iremos trazer muitas medalhas para o Acre. Eles treinaram muito, foram meses de dedicação e empenho, tanto dos atletas, com da comissão técnica. Vamos fortalecer as ações para que nas próximas competições atletas de todos os municípios acreanos onde a Apae atua, possam participar das Olimpíadas”, comentou Cecilia Garcia Lima, presidente Federação das Apaes do Estado (Feapaes- AC).
Sobre as Olimpíadas
Promovida desde 1973 pela Federação Nacional das Apaes (Apae Brasil), as Olimpíadas Especiais das Apaes têm como objetivo estimular a ação e participação de atletas e profissionais através do esporte e lazer. A primeira edição nacional aconteceu na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Neste ano serão 11 modalidades, sendo quatro coletivas (basquete, handebol, futsal e futebol society) e sete individuais (atletismo, natação, ginásticas rítmica e olímpica, tênis de mesa, capoeira e bocha).
Em Aracaju, as disputas acontecerão no espaço esportivo da Universidade Federal de Sergipe, na Universidade Tiradentes.
A Gazeta do Acre