O ex-governador do Acre Jorge Viana (PT) e a servidora de carreira Tatiana Prazeres foram escolhidos pelo vice-presidente eleito e futuro ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), para compor a equipe ligada ao comércio exterior.
Jorge Viana foi escolhido como novo presidente da Agência Nacional Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil). O órgão é vinculado ao ministério que será comandado por Alckmin.
Engenheiro florestal pela Universidade de Brasília (UnB), Viana é professor de gestão pública e foi governador do Acre, prefeito de Rio Branco e senador.
Segundo a equipe de transição, Viana defende projetos de desenvolvimento sustentável e as novas fronteiras da economia, como a bioeconomia e a indústria 4.0.
Já Tatiana Prazeres foi escolhida para comandar a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Atualmente, ela é diretora de Relações Internacionais da Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp).
A escolhida é graduada em direito e em relações internacionais e tem doutorado em Relações Internacionais pela UnB. Tatiana Prazeres é servidora de carreira do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e foi secretária da Secex entre 2011 e 2013.