A suspensão automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um dos maiores temores dos motoristas, uma vez que a soma de uma ou mais multas acaba levando o cidadão a perder a carteira de habilitação. De acordo com a Lei de Trânsito Brasileira (CTB), os motoristas suspensos perdem a autorização para dirigir veículos durante determinado período de tempo. O limite de tempo, no entanto, depende da infração cometida pelo condutor.
Perda automática da CNH por multas
Resumindo, se o motorista atingir 40 pontos no prontuário, a CNH poderá ser suspensa. No entanto, existem algumas infrações gravíssimas que podem inclusive reduzir o valor máximos de pontos que um determinado motorista pode acumular na carteira antes de que seu direito de dirigir seja suspenso.
Essa pontuação na carteira de habilitação é somada a cada vez que o motorista é multado. Além disso, o período de suspensão varia de 2 meses a 1 ano. Em casos de reincidência a penalização pode durar até 2 anos.
Pontos da CNH
O número de pontos que o condutor pode atingir antes da suspensão da CNH é definido conforme a quantidade de infrações gravíssimas cometidas pelo mesmo, como demonstrado abaixo:
Limite de pontos – É possível acumular caso o condutor:
40 pontos – Não tenha infrações consideradas gravíssimas
30 pontos – Tenha apenas uma infração gravíssima
20 pontos – Tenha duas ou mais infrações consideradas gravíssimas
Infrações que causam suspensão automática
A suspensão do direito de dirigir pode ocorrer em algumas situações. Em grande parte das vezes, a sanção mais grave ocorre quando o condutor comete infracções que põem em perigo todas as pessoas que estão envolvidas no contexto do trânsito, sejam eles condutores ou pedestres.
Sendo assim, você deve ficar atento a pelo menos 12 infrações consideradas gravíssimas pelas leis que regem o assunto:
– Dirigir embriagado ou sob qualquer forma de influência psicoativa.
– Dirigir de maneira que ameace pedestres ou outros veículos;
– Disputa de corridas
– Promover eventos esportivos ou participar de corridas como motorista sem permissão.
– Dirigir um veículo para realizar manobras perigosas, como arrancadas e derrapagens
– Falha em fornecer ou providenciar assistência em caso de acidente. Se possível, o ideal é tomar providências para evitar perigos no local do acidente a fim de facilitar o trabalho do perito.
– Atravessar sem permissão um bloqueio da polícia;
– Dirigir um veículo em velocidade superior à velocidade permitida em um determinado local (se a velocidade máxima exceder 50% do permitido)
– Andar de moto sem capacete,
– Andar de moto sem a viseira do capacete;
– Transporte de passageiros sem capacete;
– Fazer malabarismo com uma motocicleta ou equilibrar-se em uma roda só.
Pronatec