Ícone do site Ecos da Noticia

Saiba quem é o filho de brasileiros eleito deputado nos EUA

Filho de pais brasileiros, George Santos, de 34 anos, foi eleito esta semana o primeiro parlamentar abertamente gay do Partido Republicano dos Estados Unidos (EUA). O deputado pelo estado de Nova York é aliado de Donald Trump.


Santos conquistou 142.472 votos, e garantiu a cadeira com 54,1% da preferência do eleitorado local. Ele venceu o democrata Robert Zimmerman, no 3º Distrito do Congresso de Nova York, em uma disputa considerada histórica. Pela primeira vez, dois candidatos abertamente homossexuais concorreram à mesma vaga.


“Conseguimos! #NY03 falou! Eu prometi uma coisa durante toda a campanha: ser seu campeão em DC. Obrigado por esta oportunidade de ser a sua voz!”, comemorou Santos após a confirmação da vitória, no Twitter.



O deputado eleito, no entanto, não tem a causa LGBTQIA+ entre suas pautas prioritárias. As propostas dele giram em torno de temáticas econômicas, após uma carreira bem-sucedida no mercado financeiro, e da luta pelos direitos dos imigrantes.


Em um comunicado após sair o resultado, Santos prometeu fazer oposição ao governo de Joe Biden. “Ainda há muito a fazer pelo país. O sonho americano ainda está em perigo sob a http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistração de Biden”, defendeu, no Twitter. “Usarei minhas habilidades para aliviar a pesada inflação e tornar nossas comunidades seguras.”


Raízes

George é neto de judeus que fugiram da Ucrânia no início do século passado. Eles se estabeleceram na Bélgica, mas saíram do país durante a 2ª Guerra Mundial. O novo destino foi Niterói (RJ), onde a mãe do deputado eleito nasceu.


Na década de 1980, ela imigrou legalmente para os EUA, onde começou a trabalhar como faxineira. Já em território norte-americano, conheceu o pai de George, um mineiro de Belo Horizonte que trabalhava como pintor e havia chegado no país estrangeiro na mesma época.


Em 1988, Santos nasceu no bairro Queens, na cidade de Nova York, onde cresceu e foi criado majoritariamente pela mãe, após os pais se separarem. Ele construiu uma carreira no mercado financeiro, mas decidiu migrar para a política há cerca de três anos e meio.


Eleições de meio de mandato

Os norte-americanos foram às urnas urnas, na terça-feira (8/11), para definir a composição do Congresso dos Estados Unidos. A eleição de meio mandato, como é chamada, serve como uma espécie de referendo em relação ao ocupante da Casa Branca, Joe Biden, que tentará manter a maioria de parlamentares aliados no controle.


A votação ainda está sendo contabilizada. Estão em jogo a totalidade da Câmara de Representantes (435 vagas), 30 dos 100 assentos no Senado, além de 36 cargos de governadores e a renovação de praticamente todas as assembleias locais.


Os norte-americanos vão decidir se mantêm a maioria de democratas no Congresso ou se o controle voltará para os republicanos, que são oposição e, possivelmente, passarão a obstruir as propostas de Biden.


Metrópoles


 


Sair da versão mobile