Na capital acreana, Rio Branco, houve uma redução de 89% nas notificações dos casos de dengue, entre o ano de 2021, até a segunda semana de novembro deste ano, de acordo com levantamento da Vigilância Municipal em Saúde.
De acordo com os dados, em 2021 foram notificados 11.965 casos suspeitos de dengue, já em 2022 foram notificados, até a segunda semana de novembro, 1.298 casos suspeitos de dengue. Em relação aos casos que deram positivos para a doença, a redução foi ainda mais significativa, caindo de 5.601 no ano passado, para apenas 217 neste ano.
A Vigilância destaca que o índice de infestação predial pelo mosquito, em Rio Branco, é de 6%, o que indica uma situação de risco, como classifica o Ministério da Saúde (MS), podendo haver uma epidemia da doença caso medidas não sejam adotadas.
O Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti foi realizado entre os dias 7 e 11 de novembro, mostra que as regionais da capital acreana mais infestadas são: João Eduardo, Seis de Agosto e Estação Experimental.