Profissionais do Lacen recebem treinamento sobre sequenciamento genético em Brasília

Cenas de cientistas analisando moléculas e realizando novas descobertas não podem ser vistas apenas em filmes. Diariamente, os profissionais de laboratório desempenham essas funções e, para isso, são necessárias atualizações, cursos e treinamentos. Uma das exigências surgidas a partir da pandemia é que as análises sejam tão rápidas quanto as mutações do vírus.


Profissionais realizam o treinamento durante toda esta semana, em Brasília. Foto: cedida

Por isso, nesta semana, Camilo Oliveira e Rutilene Souza, servidores do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre, o Lacen, estão em Brasília participando do 1º Treinamento da Rede Nacional de Sequenciamento Genético, buscando capacitação sobre os novos protocolos do sequenciamento genômico do SARS-CoV-2.


O objetivo é que sejam munidos de conhecimento teórico e prático para identificar novas variantes da covid-19, já que o sequenciamento de DNA, ou genômico, é um método que codifica a sequência de nucleotídeos que compõem o material genético humano.


O método é utilizado para identificação de microorganismos, estudos filogenéticos e evolutivos, clonagem gênica e reprodução, entre diversas aplicações. Para a coordenadora do Lacen, Janaína Mazaro, “a ação reforça o compromisso do Lacen e do Departamento de Vigilância em Saúde em prol da rede nacional de vigilância laboratorial dos vírus respiratórios”.


Agência Acre


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias