Previsão do tempo: Chuvas fortes e ventos intensos são previstos para o Acre e alerta laranja é emitido para todo o estado

Foto: reprodução

Após Rio Branco ter registrado uma breve chuva de 46 milímetros na noite de segunda-feira (14), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo de chuvas intensas em todo o Acre que válido entre a manhã desta terça-feira (15) e manhã de quarta-feira (16).


Segundo o aviso, a previsão é de chuva entre 50 e 100 milímetros ao longo do dia, além de ventos intensos, que podem chegar a 100 quilômetros por hora. Há ainda risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.


As instruções dadas são:


  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Alerta laranja é para todas as regiões do estado do Acre  — Foto: Reprodução/Inmet

Alerta laranja é para todas as regiões do estado do Acre — Foto: Reprodução/Inmet

Rio Branco tem sofrido com a forte seca que atinge o estado. Segundo a Defesa Civil Municipal, na primeira quinzena de novembro, a capital fechou com o acumulado de 61,8mm. Deste volume, a maior parte foi registrada na segunda-feira (14) foi o responsável por esse aumento. Mesmo assim, o acumulado é 28% do esperado.


Com a ausência de chuvas e o rio se mantendo em níveis considerados atípicos para novembro, a Defesa Civil Municipal de Rio Branco deve estender a Operação Estiagem, que, por meio de carros-pipas, leva água potável para as comunidades rurais da capital, que não são atendidas pela rede de distribuição de água.


Maioria dessas comunidades é abastecida por poços artesianos, que estão secos devido à seca severa deste ano. A operação, que deveria ser finalizada já na primeira quinzena de novembro, deve ser estendida por mais 15 dias ou até um mês, segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão.


G1


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias