Pesquisar
Close this search box.
posto village ezgif.com gif to avif converter

Prefeitura de Rio Branco encerra capacitação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial para servidores

Com o objetivo de fortalecer a política de promoção da igualdade racial, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), encerrou uma capacitação para o fortalecimento e expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) entre servidores e gestores.


Durante a formação foram levantados temas relevantes como a necessidade de reorganizar as instituições e órgãos públicos para trabalhar de forma estruturada, as políticas de igualdade racial e a escassez de recursos econômicos para implantação dessas políticas de Igualdade Racial.


A prefeita de Rio Branco em exercício, Marfisa Galvão, explicou que o curso de formação é importante para toda a rede de atendimento à promoção dos direitos da igualdade racial.


“Hoje estiveram presentes aqui a prefeitura, estado, conselhos, várias secretarias municipais para que possamos juntos formar um plano e realmente elaborar políticas públicas para diminuir a desigualdade racial.”


O Treinamento é uma ação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com apoio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), para apresentar e orientar o desenvolvimento e a implantação de políticas públicas destinadas à população negra, quilombola e às comunidades tradicionais.


A gerente do departamento de Promoção da Igualdade Racial do SASDH, Jota Conceição, ressaltou que o Sinapir vai na perspectiva de formar os gestores e àqueles que estão à frente das políticas.


“Tem a finalidade de implementar políticas públicas afirmativas de promoção da igualdade racial na intenção de reduzir e combater o preconceito e a discriminação racial.”


A consultora do Sinapir, Nila Rodrigues, reforçou a ideia de transversalização da política de promoção da igualdade racial nas outras políticas finalísticas.


“Ao que parece, nosso objetivo foi alcançado, que é de fazer com a pessoas pensem um pouco melhor atuando em suas políticas e como elas podem pensar em promoção da igualdade racial, esteja ela na política de educação, de saúde, de assistencial, de juventude, entre outras.”


Assessoria


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
banner ac 24h (1)

Últimas Notícias