A Balenciaga, grife de moda espanhola, tem causado polêmica com sua última campanha. As fotos que promovem uma das coleções mostram crianças em cima da cama, segurando bolsas que têm forma de ursinhos de pelúcia, vestindo roupas características do sadomasoquismo, em couro preto e com correntes.
Um dos ursinhos têm pulseiras de couro com espetos em volta dos braços e das pernas, além de um top de tecido com corrente e um cadeado em volta do pescoço. Na foto, ele aparece nas mãos de uma criança ruiva. Outra imagem mostra uma criança de pé em cima do sofá, segurando outra bolsa roxa e com pelinhos. O brinquedo está com uma roupa que também remete à temática sadomasoquista, com uma calcinha de renda preta. Ao fundo, dá para ver outra bolsa de brinquedo envolta em tiras de couro.
As bolsas não estão à venda no site da marca e foram produzidas apenas para a campanha publicitária da linha de presentes da marca.
Como já era de se esperar, as fotos deixaram os pais revoltados nas redes sociais. Para muitos, as imagens são “assustadoras” e causam um grande “desconforto”.
“É assustador pensar em quantos adultos devem ter se envolvido nisso”, refletiu um usuário do Twitter. “Pais, fotógrafos, diretores criativos, redatores, funcionários de agências de design, produtores, gerentes, anunciantes… E nenhum deles pensou, ‘espere aí, um minuto’”, completou. Outra pessoa comentou: “Jesus, isso é assustador e um erro”.
No fórum Mumsnet, os pais questionaram a sessão de fotos, classificando-a como “altamente inapropriada”. “Típico de Balenciaga. Eles chocam para chamar a atenção para o lixo caro. É como um experimento social sobre o quão ridículos são os produtos, mas ainda assim as pessoas compram esse lixo”, escreveu uma pessoa. “Isso, porém, é nojento e quase depravado. O que levou os pais desta criança a pensarem que isso é normal, eu não faço ideia”, disse uma pessoa.
“Essa é uma imagem muito desconfortável“, comentou outro internauta.
O Daily Mail procurou a Balenciaga para comentar, mas não obteve resposta.
Revista Crescer