O Acre é um dos 12 estados que já estão aplicando a quinta dose de vacinas contra a Covid-19, em razão do aumento da transmissão da doença no Brasil.
Mas por enquanto o público alvo são apenas pessoas com imunossupressão, diagnóstico para pacientes que fazem tratamento para doenças autoimunes.
As doses estão disponíveis nas unidades mantidas pela prefeitura de rio branco e estado.
Na última quinta-feira (10/11), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou para uma alta de casos. A taxa de transmissão registrada neste mês é a mais alta desde julho de 2022. A Fiocruz afirma que os estados do Rio de Janeiro, Amazonas, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os que registraram mais casos da doença.
Nova variante
A chegada da subvariante da ômicron, a BQ.1, também foi fator determinante para ampliar a distribuição da nova dose de reforço. Ate quarta-feira (9/11), o Ministério da Saúde havia registrado cinco casos positivos no Brasil.
O surgimento de uma nova subvariante reacendeu sinal de alerta em todo o mundo após um período de queda acentuada e estabilidade do número de novos diagnósticos de Covid-19.
O seringal