Na Copa do Mundo, Israel especula possível ataque do Irã

Foto: reprodução

O chefe da Inteligência Militar de Israel disse nesta segunda-feira (21) que o Irã estava considerando um ataque à Copa do Mundo no Catar, já que enfrenta uma pressão crescente em casa em meio a protestos anti-regime em todo o país.


Falando em uma coletiva de imprensa do Instituto de Estudos de Segurança Nacional (INSS) em Tel Aviv, o major-general Aharon Haliva disse que os protestos que varrem o Irã são “extremamente excepcionais” e se transformaram em uma “rebelião civil”.


O número de mortos, os ataques a símbolos nacionais – isso é muito preocupante para o regime, especialmente combinado com as sanções, a pressão internacional existente e a difícil situação econômica”, disse ele.


Os protestos no Irã foram desencadeados pela morte de uma jovem, Mahsa Amini, após sua prisão pela polícia moral em Teerã em setembro, e desde então se espalharam por todo o país.


Estou lhe dizendo que os iranianos agora estão pensando em atacar a Copa do Mundo no Catar também”, disse ele. “A única coisa que os impede é como os catarianos vão reagir.


O Irã está tentando preservar a instabilidade como algo constante. Em um momento em que o mundo ao redor está estável e próspero – isso é o oposto do que está acontecendo dentro do Irã”, disse Gantz, falando no início da reunião semanal de sua facção do partido Unidade Nacional no Knesset.


A Copa do Mundo provavelmente será um daqueles eventos em que tenta causar instabilidade”, acrescentou.


Usando termos do futebol quando a Copa do Mundo começou no domingo, Haliva encerrou o assunto coma seguinte declaração: “O Irã está em todo o campo, de armas nucleares a tumultos”.


Yahoo!


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias