Moradores do bairro Waldemar Maciel, em Rio Branco, bloquearam a estrada do Calafate, na noite desta terça-feira, 1, para protestar contra a falta de energia elétrica no bairro. Segundo o grupo, o problema já dura há muitos dias.
Devido á manifestação que teve início por volta das 19:00h, um congestionamento se formou no local nos dois sentidos da via. No entanto, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Acre, estão acompanhando a movimentação dos moradores.
Os populares demandam que representantes da empresa Energisa realizem uma negociação para normalizar a oferta de energia no bairro.
Segundo eles, o problema já dura muitos dias, e nada é resolvido. Hoje, a energia desligou por volta das 9:00h e até às 19:00, que foi o início do bloqueio, não tinha retornado. Moradores ligaram para a empresa, informando o ocorrido, eles enviaram um carro para averiguar a situação, mas conforme os populares, eles só deram uma ronda no bairro e foram embora.
Um morador relatou a nossa reportagem, que o transformador é monofásico, quando tem ventania, a luz apaga. Eles alegam que a Energisa religa, mas a quantidade de casas são muitas, e a carga não é suportada pelas redes de distribuição. Ainda segundo o morador, teve dias que os funcionários da Energisa ligaram a luz mais de oito vezes e sempre apagava, deixando os moradores sem luz a cada 15 minutos.
Eles alegam que todos os órgãos responsáveis já foram avisados do problema e nada foi resolvido até agora, por isso fecharam a estrada, e a manifestação só será finalizada quando alguém da empresa for até o local e negociar melhorias na distribuição de energia.
Nota da Energisa
A Energisa informa que a chuva com vento forte que atingiu o Acre na noite desta segunda-feira (31/10) e durante a terça-feira (01/11), provocou um aumento de 600% no volume de ocorrência se comparado a um dia normal no estado.
A interrupção no fornecimento de energia na maioria dos casos é em função dos danos causados à rede de distribuição, como queda de árvores.
Desde então, a Energisa está trabalhando em regime de contingência, quando todas as ações são prioritariamente para normalizar a energia dos clientes atingidos. Para isso foram acionadas equipes extras de atendimento, duplicando a quantidade de técnicos que realizam às atividades de manutenção.
Sobre o protesto dos moradores na região da Estrada do Calafate, a empresa informa que duas equipes foram até o local. Foi identificado que uma árvore estava em contato com a rede de distribuição. Após resolvida a interferência, a equipe realizou uma minuciosa inspeção na rede no local.
A empresa ressalta que os clientes devem registrar as ocorrências sobre interrupção de energia nos canais de atendimento, para que as equipes possam realizar os serviços necessários.
O registro pode ser feito pelo 0800 647 7196, aplicativo Energisa ON ou Gisa (www.gisa.energisa.com.br)