Internet GRÁTIS em mais de 500 pontos do país: entenda o programa Wi-Fi Brasil

Antes de mais nada, as medidas de contenção adotadas para combater o COVID-19 acentuaram a exclusão digital. Muitos brasileiros lutam para estarem incluídos em todos os procedimentos online que a sociedade moderna inaugurou. Pensando nisso o governo do Brasil elaborou o programa Wi-Fi Brasil.


A saber: ele está sendo lançado para ajudar pessoas em dificuldade com ferramentas digitais. Distribuir acesso online para quem não tem meios de acesso fácil a uma conexão.


A importância disso é a realização de procedimentos http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrativos, para trabalhar, fazer compras ou manter contato com os entes queridos. Conheça os detalhes do programa no texto abaixo.


No que consiste o Programa Wi-Fi Brasil?

A internet hoje é onipresente no cotidiano dos brasileiros, seja para ver uma série nos serviços de streaming ou então todavia para conseguir resolver os pepinos típicos da vida adulta, tais como tirar documentos e certificados. O mergulho do brasileiro no mundo online é natural. Todavia aumentou demais por ocasião da pandemia da Covid-19.


O Ministério das Comunicações do Brasil soltou nota oficial dizendo que o Programa Wi-Fi Brasil espalhará acesso grátis á internet para mais de quinhentas localidades de todo o Brasil.


Com efeito, o programa levará a internet a colégios públicos, praças, parques, localidades rurais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), comunidades tradicionais quilombolas, vilas de pescadores e tele centros comunitários conveniados.


A equipe do ministério disse que o Wi-Fi Brasil torna disponível, via satélite e via terrestre, conexão de qualidade com a internet na velocidade de todavia até 20 megabytes por segundo (Mbps). Esta declaração saiu a público nesta quarta-feira (9), em Brasília.


Houve uma cerimônia alusiva às comemorações dos 50 anos da empresa Telebrás – Telecomunicações Brasileiras.


Com a finalidade de democratizar o acesso, este programa de inclusão digital é, como diz o ministério das comunicações, fruto de associação entre a estatal e a Fundação Banco do Brasil. O total direcionado para este investimento ao longo de um ano supera os R$ 12 milhões.


A internet ainda não é para todos

Todavia, apesar de absolutamente comum e normal para diversas pessoas, a realidade nacional impossibilita que todo o povo tenha acesso pleno à internet. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação 2021, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número assustador de 7,28 milhões de famílias não tinham acesso nem conexão à rede em sua própria casa em 2021.


Em primeiro lugar, este número representa cerca de 28,2 milhões de cidadãos brasileiros acima de 10 anos, sendo que 3,6 milhões deles são estudantes. Cerca de 20% desse contingente relata que não tem o acesso à internet unicamente por motivos econômicos. 14% deles dizem que o acesso à internet é caro e outros 6,2% acham que o equipamento eletrônico que se deve comprar para ter a conexão é caro.


A crise sanitária aumentou demais o número de pessoas que utilizam a Internet ao redor do globo. Segundo relatório de uma agência das Nações Unidas, no entanto, revela que 2,9 bilhões de pessoas nunca se conectaram a ela. O uso da Internet continuou a crescer. E, no entanto, 37% da população mundial nunca o usou. É o que revela um relatório datado de 30 de novembro, da União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência vinculada às Nações Unidas. No entanto, o uso da Internet aumentou muito significativamente nos últimos anos. O número de pessoas que se conectaram a ele subiu de 4,1 bilhões em 2019 para 4,9 bilhões em 2021.
Pronatec

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias