“Quando a esmola é muita, até o santo desconfia”, brincou um candidato ao comentar uma questão de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Considerada “muito fácil” pelos alunos, a pergunta exigia que eles respondessem como escrever “1,35 bilhão” usando apenas algarismos (e seus muitos zeros).
O gabarito oficial do Inep será divulgado nesta quarta-feira (23), mas professores do Curso Anglo já adiantaram qual é a resposta correta. Ela está no fim desta reportagem, para você não dar aquela espiadinha antes de testar seus conhecimentos.
Nas redes sociais, o assunto virou piada (veja exemplos abaixo)… e abalou a autoestima de quem, na distração ou no cansaço, marcou a alternativa errada.
https://twitter.com/taviscute/status/1594443224751505408?s=20&t=Fu41dqPEZ-Kaenj9Up1eAg
muito bom o enem, chutei só 89 questões pq felizmente sabia a do bilhão
— Maris (@beepbeepmar) November 21, 2022
Isso só não aconteceu pq tinha aquela do bilhão:
ME SIGA PARA MAIS MEMES PÓS ENEM#Enem2022 #Enem22 O Enem pic.twitter.com/RgYoE42uCZ
— Srta. Selecionada Memes (@SraSelecionada) November 21, 2022
Resposta correta
Confira a resolução feita pelos professores do Curso Anglo:
Veja o número da pergunta em cada cor de prova:
- rosa – 177;
- amarela – 144;
- azul – 175;
- branca – 138.
Pelo método de correção do Enem, chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI), toda edição da prova terá questões pré-classificadas como fáceis, médias ou difíceis. Essa “calibragem”, inclusive, vai ser considerada no cálculo da nota, dependendo da coerência do desempenho do candidato.
Se alguém acerta as questões mais difíceis, mas erra aquelas consideradas fáceis, provavelmente “chutou” as respostas. Por isso, terá uma nota inferior à de um estudante que acertou as fáceis, mas errou as mais complexas (veja ilustração abaixo).
As notas finais serão divulgadas em 13 de fevereiro de 2023.