Ícone do site Ecos da Noticia

Em Cruzeiro do Sul, estado entrega incubadoras para maternidade

Coordenadora regional de Saúde da Sesacre, com equipe da Maternidade na entrega dos novos equipamentos. Foto: Marcos Santos/Secom

As incubadoras oferecem um ambiente propício e livre de ameaças para que o bebê prematuro, com baixo peso e outras comorbidades, complete seu amadurecimento, além de contar com sistemas de controle que permitem acompanhar minuto a minuto a evolução do recém-nascido.


Aquisição de novas incubadoras para o Hospital da Mulher e da Criança no Juruá. Foto: Marcos Santos/Secom

Mediante a relevância deste equipamento, na quinta-feira, 17, o governo, por meio da Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre), realizou a entrega de novas incubadoras para o Hospital da Criança e da Mulher, em Cruzeiro do Sul, considerando-se que a unidade atende toda a regional do Vale do Juruá, possuindo, deste modo, uma grande demanda. No total, nove equipamentos foram entregues, sendo três incubadoras de transporte e três estacionárias; além de três aparelhos de fototerapia.


“Esses equipamentos são de extrema importância, pois são tecnologicamente avançados, permitindo-nos assistir melhor nossos pacientes”, destacou o coordenador da Maternidade, Rafael Gomes.


Rafael Gomes, coordenador do Hospital da Criança e da Mulher em Cruzeiro do Sul. Foto: Marcos Santos/Secom

A coordenadora regional de Saúde, Catiana Rodrigues, comemorou a chegada dos aparelhos: “Nossos leitos de UTI serão fortalecidos com a chegada desses equipamentos. Isso foi possível por meio do apoio do Ministério da Saúde, juntamente com a Sesacre”.


Em média, acontecem 250 partos por mês na unidade, realizando-se atendimentos de alta e média complexidade, além dos serviços de cirurgias eletivas nas terças-feiras e sábados.


Outro ponto que merece destaque é a ida de mais médicos especializados na área de ginecologia e pediatria de Rio Branco, para maximizar o atendimento. Trata-se de duas especialidades em que há déficit de profissionais no município.


Na ocasião, foi disponibilizada para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) uma incubadora. “Essa aquisição é de suma importância para nosso serviço de urgência e emergência e para o serviço de transporte intra-hospitalar. Afinal, é uma máquina que dispõe de tecnologia avançada, facilitando a transferência de um paciente de uma unidade para outra, gerando conforto para o usuário”, pontuou Werter Salatiel, médico regulador/intervencionista do Samu.


Equipe do Samu e Maternidade em ato de entrega de incubadoras. Foto: Marcos Santos/Secom

Fonte: Agência do Acre


Sair da versão mobile