Além do Governo do Estado, Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) e da Universidade Federal do Acre (Ufac), o Ministério Público (MP-AC) e a Prefeitura de Rio Branco também anunciaram mudanças no horário de expediente em dias de jogos do Brasil.
Na primeira fase de grupos, o Brasil joga nos dias 24 e 28 de novembro e dia 2 dezembro.
- 16h (14h horário do Acre) Brasil x Sérvia (24/11, quinta-feira), no Lusail Stadium
- 13h ( horário do Acre) Brasil x Suíça (28/11, segunda-feira), Stadium 974 (Porto de Doha)
- 16h (14h horário do Acre) Camarões x Brasil (2/12, sexta-feira), Lusail Stadium
Veja como fica funcionamento das instituições públicas durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo.
Governo do Acre e Prefeitura de Rio Branco
A Prefeitura de Rio Branco seguiu a mesma dinâmica adotada pelo governo do Acre, para o horário de expediente do funcionalismo público, nesta Copa do Mundo. Nos dias em que os jogos da Seleção Brasileira começarem às 14 horas (horário do Acre), o expediente dos órgãos será corrido até o meio-dia. E, quando os jogos começarem às 11 horas, haverá home office dos servidores dos órgãos, salvo aqueles que tratem de serviços essenciais.
Ministério Público e Tribunal Justiça
A Portaria PGJ nº 1305/2022, do MP-AC estabelece a alteração no horário de expediente de todas as unidades ministeriais do estado, em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo. Nos jogos de 24 de novembro e 2 de dezembro, o expediente iniciará mais cedo, a partir das 7h, e será encerrado às 13h. Na segunda-feira, 28 de novembro, foi estabelecido ponto facultativo. Os atendimentos após o horário de expediente serão realizados em regime de plantão.
A mesma dinâmica do MPAC será seguida pelo Tribunal de Justiça do Acre. Segundo a portaria, o atendimento das demandas emergenciais, no âmbito do primeiro e segundo graus, ocorrerá em regime de plantão.
Ufac
Na Universidade Federal do Acre a dinâmica de funcionamento vai será da seguinte maneira: nos dias em que os jogos forem às 10 horas, não haverá expediente na instituição; quando as partidas forem às 11h, o expediente será até às 9h, e nos jogos começarem às 14h, os servidores vão trabalhar até às 12h.
Instituições bancárias
A Febraban informou que a decisão considera questões como a segurança das agências e de transporte de valores, e está de acordo com a Resolução nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que autoriza as instituições financeiras a estabelecer o horário de atendimento ao público em suas dependências.
Os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking, assim como as salas de autoatendimento, funcionarão, normalmente, nos dias de jogos da seleção brasileira, seguindo os horários estabelecidos por cada instituição, a seu critério.
Nos dias de jogos em que a partida for às 10h (horário do Acre), o atendimento será das das 7h às 9h e das 13h30 às 14h30. Nos jogos com horário previsto às 11h (horário de Brasília), atendimento será de 7h às 9h30. E quando as partidas forem às 14h, atendimento ocorre de 7h às 12h.
A Gazeta do Acre/Maria Meirelles