Ícone do site Ecos da Noticia

Começa hoje a vacinação contra a covid-19 em crianças com comorbidade 

Foto: reprodução

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio da Coordenação do Plano Nacional de Imunização (PNI), recebeu três mil doses da vacina Pfizer baby, contra a covid-19, e já distribuiu para todos os municípios do Acre.


Em Rio Branco, a vacina estará disponível no Centro de Referências para Imunobiológicos Especiais (Crie), apenas por agendamento no WhatsApp 68 98402-1136.


Nos demais municípios, as prefeituras estão responsáveis por referenciar uma unidade de saúde e fazer a divulgação das datas, horários e locais de disponibilização da vacina para essas faixas etárias.


A coordenadora estadual de Imunizações, Renata Quiles, reforça a importância da imunização neste momento em que os casos de covid-19 se apresentam em crescente.


“Esses bebês precisam ser imunizados, bem como toda a população que ainda não se vacinou ou que está com o esquema vacinal incompleto. Estamos entrando num momento preocupante”, frisa.


Baixa cobertura vacinal

O Acre ainda não alcançou a cobertura vacinal de 90% da população, com idades entre 3 e 120 anos, aptos a se vacinarem contra a covid-19. A cobertura vacinal para crianças de 3 a 4 anos atingiu apenas 9%.


Renata complementa que a Pfizer Baby precisa de agendamento, para evitar o desperdício da vacina, tendo em vista que cada frasco possui 10 doses e depois de aberto precisa ser utilizado integralmente.


Mas, para as demais faixas etárias, a vacina está disponível nos postos de saúde, sem necessidade de agendamento.


Lista de comorbidades

A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde divulgou, em 9 de novembro, o Ofício n° 242/2022, com a seguinte lista de comorbidades:


Diabetes;


Pneumopatias crônicas graves;


Hipertensão arterial resistente;


Hipertensão arterial estágio 3;


Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo.


Imunocomprometidos

Doença renal crônica;


Doenças neurológicas crônicas;


Hemoglobinopatias graves;


Obesidade mórbida;


Síndrome de Down.


Agência Acre


Sair da versão mobile