Com média de 400 casos de tuberculose por ano na Capital, Semsa realiza consultas médicas e alerta sobre riscos da doença a moradores de rua

Em alusão ao Dia Nacional do Combate à Tuberculose, celebrado nesta quinta-feira, 17, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa) realiza atendimentos médicos no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), e faz orientações sobre a doença para pessoas em situação de rua.


De acordo com levantamento feito para Semsa, de 2018 a 2022, já foram registrados mais de 1,5 mil casos de tuberculose na capital acreana, onde são notificados, em média, 400 novos casos da doença todos os anos. Desse total, de cinco a seis pessoas morrem.


“Nossa equipe está fazendo triagem nesse público, que é mais vulnerável a essa doença. Eles terão acesso, até às 12h, de consultas médicas, coleta de escarro e exame de tuberculose”, disse Francisco Costa, coordenador da Semsa.


Costa pontua ainda que é importante ressaltar que os exames preventivos são fundamentais para o sucesso do tratamento e que para isso o município disponibiliza todo o tratamento.


“Todas as nossas unidades de Saúde do município estão preparadas para atender, acolher e tratar os pacientes. Todo tratamento é gratuito, inclusive os medicamentos”, acrescentou.


Apesar de ser curável, a doença é responsável pela quarta maior taxa de mortes por infecção no Brasil, são 70 mil casos em média por ano, segundo dados do Ministério da Saúde (MS).



Gazeta do Acre/Dell Pinheiro


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias