Jake Sullivan, conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, informou em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (10/11) que o presidente Joe Biden pretende se encontrar pessoalmente com o recém-eleito presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De acordo com o representante da Casa Branca, planos estão sendo formulados para um encontro presencial dos dois líderes.
“Serão reuniões de alto nível entre a equipe do presidente eleito e a nossa equipe”, respondeu.
Entre os temas que podem permear a conversa, estariam a preservação da floresta amazônica e um posicionamento mais contundente do país em relação à guerra na Ucrânia. “O presidente Biden tem uma visão de longa data de que é obrigação dos Estados Unidos e de outras grandes economias ajudar o Brasil a proteger sua floresta tropical”, disse Sullivan.
“Ele espera uma oportunidade em breve para se sentar com o presidente eleito e expressar um compromisso real e motivação para proteger a Amazônia e falar sobre uma variedade de suportes que podemos dar, não apenas técnicos, mas também financeiros. É algo que o presidente Biden vê como uma prioridade real”, explicou.
Parabéns
O presidente dos Estados Unidos foi um dos primeiros a parabenizar o petista pela vitória nas eleições presidenciais em 30 de outubro. Em um primeiro momento, o reconhecimento foi feito por uma nota oficial publicada pela Casa Branca.
“Envio meus parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva na eleição dele para ser o próximo presidente do Brasil segundo eleições livres, justas e confiáveis. Estou ansioso para trabalharmos juntos e continuarmos a cooperação entre os dois países pelos meses e anos que temos pela frente”, escreveu o chefe do Executivo.
No dia seguinte, Biden fez uma ligação para cumprimentar Lula.
Metrópoles