Um dos clássicos da aviação soviética está neste momento no Aeroporto do Recife, após chegar de um longo voo vindo dos Emirados Árabes Unidos.
De matrícula UR-ZAR, a aeronave é um Ilyushin IL-76TD, um clássico soviético de quatro motores, bastante utilizado como cargueiro, mas também tendo versões especiais para reabastecimento no ar, combate a incêndios e radar aéreo.
Aviões deste modelo são até frequentes no Brasil, geralmente fretados por sua capacidade de carregar cargas despadronizadas, mas o que veio desta vez pertence a uma empresa aérea ucraniana de nome ZetAvia, pouco conhecida por aqui, embora tenha a maior frota de IL-76 da Ucrânia.
Segundo dados da plataforma de rastreamento Radarbox, o quadrijato saiu do Aeroporto do Emirado de Ras Al Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos, e fez uma escala em Lagos na Nigéria, antes de chegar em Pernambuco.
A visita do jato não consta do registro de voo comerciais autorizados e estaria ligado a um fretamento com autorização de pouso diplomático, tendo o Brasil apenas como escala de reabastecimento e descanso de tripulação.
Outros detalhes não foram divulgados, a expectativa é que o jato decole no domingo, dia 30 de outubro, saindo de Recife para um destino ainda não informado, provavelmente outro país sul-americano.
Fonte/ Portal aeroin.net