O arcebispo de Aparecida (SP), Dom Orlando Brandes, confirmou por meio de nota que o presidente Jair Bolsonaro (PL) estará presente em uma das missas comemorativas do dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, comemorado nesta quarta-feira (12/10). O religioso, porém, ressaltou que uma agenda posterior do mandatário não está relacionada ao Santuário Nacional de Aparecida, onde ocorrem as celebrações.
Sete missas serão realizadas durante o dia, com a Missa Solene às 9h. Os fiéis também participam da tradicional Consagração a Nossa Senhora Aparecida, às 15h, e da Procissão Solene, às 18h.
De acordo com o arcebispo, o Cerimonial da Presidência da República informou que Bolsonaro pretende participar de uma das missas. “Como nos anos anteriores, o Santuário Nacional organizará a acolhida ao Presidente nas melhores práticas que um Chefe de Estado requer, mas também buscando garantir que a rotina dos peregrinos não seja impactada pelas condições que a visita exige”, esclarece o pronunciamento.
A equipe do Santuário Nacional afirma ter tomado conhecimento, posteriormente, de uma participação do presidente em um terço. “É importante reforçar que esta atividade não é organizada pelo Santuário Nacional, tampouco tem anuência do Arcebispo de Aparecida”, ressalta.
O pronunciamento demarca que apesar da agenda do presidente ser realizada no mesmo horário da tradicional Consagração, “há 65 anos tradicionalmente é rezada neste horário, a inciativa é de um grupo independente, que não tem qualquer relação com o Santuário Nacional e sua programação oficial para este dia”, finaliza.
Metrópoles