Em fala à imprensa nesta quinta-feira (20), o presidente Jair Bolsonaro (PL) reiterou a fala do ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre o aumento do salário mínimo e para os servidores em 2023.
“O Paulo Guedes falou que vai dar aumento real para o salário mínimo, falou que vai dar aumento real para o servidor. A gente continua nessa maratona, buscando uma reeleição”, disse Bolsonaro.
O anúncio foi adiantado pelo analista de Política da Caio Junqueira, e Guedes afirmou que pretende retomar o reajuste do funcionalismo público caso Bolsonaro seja reeleito e que também avalia aumento real do salário mínimo e de aposentadorias já em janeiro de 2023.
Acabou período sem correção. Os reajustes serão retomados. Vamos dar os aumentos escalonados”, disse, lembrando que esse formato também foi feito pela ex-presidente Dilma Rousseff para atender ao setor.
Segundo Guedes, o salário mínimo e a aposentadoria continuarão a ser reajustados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede oficialmente a inflação no Brasil. Além disso, Guedes também assegurou que os servidores públicos voltarão a ter reajuste, que está congelado há dois anos.
“Tem fake news que salário mínimo e aposentadorias não serão corrigidos. Não tem nada de salário mínimo mais baixo, muito pelo contrário. Eu garanto que será corrigido no mínimo pela inflação. E que estamos estudando aumento real, acima da inflação”, declarou o ministro.
As afirmações foram concedidas em entrevista à imprensa, no Rio de Janeiro, após Guedes palestrar para integrantes da Confederação Nacional de Bens de Comércio, Serviços e Turismo (CNC).
Durante a conversa com os integrantes da instituição, Guedes voltou a destacar o potencial de crescimento da economia brasileira, principalmente no setor industrial e de geração de energia renovável.
Fonte/ CNN BRASIL