Comentários recentes do secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, constituem uma admissão de que a Otan está lutando ao lado da Ucrânia contra a Rússia, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, nessa quarta-feira (12).
“A Otan não é parte no conflito. Mas nosso apoio está desempenhando um papel fundamental”, disse Stoltenberg durante uma entrevista coletiva nesta terça-feira.
Peskov alertou anteriormente que o envolvimento da Otan e, portanto, dos EUA, seria “extremamente perigoso”.
Em 28 de setembro, ele disse que os EUA estão se aproximando de se tornar parte do conflito.
“Cada vez mais, o lado americano está entrando nesse conflito, se aproximando de se tornar parte do conflito, o que é extremamente perigoso”, disse Peskov a repórteres.
Stoltenberg também disse na terça-feira que a Otan melhorou a proteção da infraestrutura crítica após a suspeita de sabotagem dos oleodutos Nord Stream no final de setembro.
“Qualquer ataque deliberado contra a infraestrutura crítica dos aliados seria recebido com uma resposta unida e determinada”, disse ele.
Stoltenberg acrescentou que “ataques híbridos e cibernéticos podem desencadear o Artigo 5”, embora tenha enfatizado que não poderia comentar sobre incidentes específicos enquanto as investigações estivessem em andamento.
O Artigo 5 é o princípio de que um ataque a um membro da Otan é um ataque a todos os membros, desencadeando uma ação defensiva coletiva.
Fonte/ CNN BRASIL