Os aplicativos bancários podem ser ótimos facilitadores para consultar o extrato e realizar transações sem sair de casa. Dessa forma, eles funcionam de forma a otimizar o tempo, uma vez que permitem que diversas questões sejam resolvidas via internet. Além disso, eles também possibilitam que as contas sejam pagar sem precisar se deslocar até uma lotérica. Contudo, é preciso estar atento para evitar cair em golpes através do internet banking.
Confira a seguir dicas de como proteger os aplicativos bancários.
7 dicas para proteger os aplicativos de banco
Apesar da facilidade que os aplicativos bancários trazem para os usuários, é preciso estar atento a algumas questões. Isso para evitar a chance de que hackers consigam acesso a sua conta e obtenham informações financeiras. Dessa forma, confira essas 7 dicas para se proteger dos golpes:
Por mais que pareça a opção mais óbvia, é importante que seu dispositivo possua senha para que se tenha uma camada maior de proteção além da senha solicitada para entrar nos aplicativos de banco. A analista sênior da empresa de análise financeira Aite Group, Shirley Inscoe, ressalta que se você deixa seus filhos ou outras pessoas usarem o seu dispositivo, é preciso estar atendo ao que eles baixam e o que acessam no aparelho.
2. Mantenha o sistema operacional do seu dispositivo atualizado
As versões atualizadas do sistema operacional dos dispositivos móveis costumam ser mais seguras que as anteriores. Portanto, certifique-se de deixar seu celular atualizado.
Manter os aplicativos atualizados também pode ser uma boa forma de segurança. Isso porque as versões mais recentes promovem atualizações que melhoram a qualidade do aplicativo. Assim, você pode optar por permitir que o seu aparelho instale a versão mais recente do aplicativo bancário de forma automática, ou então fique atento as notificações de atualização.
4. Crie senhas fortes para ter acesso ao internet banking
Outra questão importante é que suas senhas não sejam tão óbvias, dessa forma, evite que a senha tenha números repetidos ou se refiram a datas especiais como aniversários. Isso dificulta que o código seja descoberto. Ainda, alguns celulares já oferecem a possibilidade de desbloquear os aplicativos de banco via digital ou rosto, o que também são ótimas opções para que outras pessoas não consigam acessar o banco pelo seu celular.
Além de proteger seu dispositivo para que outras pessoas já conhecidas não consigam ter acesso, a proteção também se torna importante em caso de roubos e furtos. Caso seu celular não tenha senha, é possível que qualquer pessoa mexa nele, logo, pode facilitar ainda o acesso ao banco.
6. Tenha cuidado com as mensagens de texto
7. Evite usar Wi-Fi gratuito
Ao utilizar as redes gratuitas de qualquer estabelecimento certifique-se que seu aparelho conta com VPN (Rede Privada Virtual) instalada para proteger a entrada de hackers no dispositivo.
Pronatec