O ex-presidente norte-americano Donald Trump terá de prestar esclarecimentos ao comitê bipartidário (republicanos e democratas) da Câmara dos Estados Unidos sobre a invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021. A decisão unânime do colegiado ocorreu nesta quinta-feira (13/10).
Apesar de intimado, os legisladores americanos não esperam que Trump compareça sem questionar a ação. Entretanto, eles avaliam que o republicano está ligado a acontecimentos que levaram à “insurreição” de janeiro do ano passado. Os apoiadores do ex-presidente levantavam questionamentos sobre o resultado das eleições que deu a vitória a Joe Biden.
A votação ocorreu após o comitê exibir um vídeo inédito que mostra como congressistas estavam dentro do Capitólio. Aparecem, entre outras pessoas, a presidente da Câmara dos Comuns (semelhante à Câmara dos Deputados), Nancy Pelosi, e o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, ambos democratas.
Veja:
“Por que você não pede ao presidente para dizer a eles (invasores) que deixem o Capitólio?”, diz o senador ao então secretário de Justiça Interino, Jeffrey Rosen.
Metrópoles