Conheça seu Braga, o guerreiro que cortou seringa por 45 anos e foi atacado por uma Jararaca

Aos 81 anos de idade, seu Braga tem muita história pra contar.


Para o bem da verdade, seu nome oficial é Raimundo Araújo da Silva, porém, é conhecido por Braga ou Braguinha, natural da comunidade Sacado, Rio Iaco, região longínqua de Sena Madureira.


Naqueles rincões, Braguinha começou a cortar seringa para fazer borracha, a principal fonte de renda à época. Logo cedo conheceu dona Valmira, 76 anos, com quem casou e teve 10 filhos.


“Ela tinha 17 anos de idade quando casamos, já temos 60 anos juntos e tenho orgulho disso”, conta. Atualmente o casal reside na rua Santa Helena, no bairro Cristo Libertador, ambos aposentados.


Nos seringais do sacado, seu Braga enfrentou desafios e dificuldades. O guerreiro da floresta conta com detalhes, o momento em que foi traiçoeiramente abocanhado por uma serpente venenosa.


“Eu ia caminhando quando uma Cobra Jararaca me mordeu. Tá aqui a marca na minha perna esquerda”, aponta. Por livramento, a mordida não deixou maiores sequelas.


Apesar de ter trabalhado por 45 anos no corte da seringa, Braguinha não alcançou a extinta aposentadoria de soldado da borracha, e vive com o salário mínimo da aposentadoria por idade.


“Tudo que produzi, investi na família, criei meus 10 filhos. Hoje, tenho 55 netos, bisnetos, trinetos e um tataraneto. Me orgulho de nunca ter sido preso”, levanta o chapéu.


Ao ser entrevistado, seu Braga estava conversando com o empresário Roni Barros, seu vizinho e amigo. Apesar da idade avançada, o descendente de cearense demonstra lucidez, equilíbrio físico, e influência tecnológica ao usar um telefone celular.


“Forte que nem esses é difícil aparecer outros”, afirma Barros.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias