Confira: Governador Gladson diz que concurso da Polícia penal terá 260 vagas

O governador reeleito do Acre, Gladson Cameli, falou à imprensa na última quinta-feira, 6, em Brasília. Na ocasião, o chefe do Poder Executivo Estadual aproveitou para falar sobre o concurso Polícia Penal AC e a abertura de vagas nos setor público.


“Já está em andamento o concurso para a Saúde e vamos lançar o edital de concurso para a polícia penal, com 260 vagas, medida que também contribuirá para que possamos melhorar a estrutura penitenciária do estado”, explicou.


Vale lembrar que a promessa de um novo concurso Polícia Penal AC foi feita pouco antes das eleições deste ano. Em agosto, durante sua participação no Papo Informal, o governador falou sobre o edital.


“O estado precisa contratar novos servidores efetivos, precisa fazer concurso público. Ninguém move a máquina se não tiver servidor. Eu sei a deficiência que tem de corpo técnico e nós vamos ter que fazer. Acabando as eleições, a equipe está se mobilizando para fazer novos concursos, inclusive está vindo um aí da Polícia Penal”, disse o governador.


Apesar da promessa do governador, a banca organizadora ainda não foi revelada. Em 2007, quando ocorreu o último concurso para o cargo do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), era necessário ter o nível médio completo.


MP exige concurso Polícia Penal AC com 454 vagas

Em 2021, o Sindicato dos Policiais Penais do Acre (Sindapem) cobrou o concurso para a carreira. No entanto, o governo mantinha a posição de que a seleção só seria possível este ano.


Isso porque, segundo o estado, a Lei Complementar 173/20 restringiu a realização de seleções, para a criação de novos cargos, até 31 de dezembro de 2021, o que inviabilizou a abertura da seleção no ano passado.


Considerando a mesma lei, em 2020, o Ministério Público do Acre (MP AC) ingressou com uma Ação Civil Pública (ACP) para a realização do concurso com, no mínimo, 454 vagas em 2022 –oferta que não está prevista no próximo edital.


A ACP foi uma iniciativa do promotor de Justiça Tales Fonseca Tranin, considerando um documento apresentado pelo Iapen AC, que atestou quantidade insuficiente de profissionais nos presídios locais.


Na ocasião, o promotor ressaltou que, diante do déficit de efetivo, os policiais penais realizam apenas os serviços de custódia de presos, não conseguindo desempenhar as demais atividades inerentes à gestão de um sistema prisional, tais como:


  • escoltas judiciais;
  • recambiamento;
  • serviços de inteligência;
  • circuito de monitoramento de câmeras; entre outros.

Concurso Polícia Penal AC é esperado desde 2019

Em dezembro de 2019, a Assembleia Legislativa do Acre aprovou, por unanimidade, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que criou a Polícia Penal no estado.


Desde então, um novo concurso Polícia Penal AC é esperado, já que a última seleção foi realizada há mais de dez anos, em 2007.


Quando a PEC foi aprovada, o então presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre, Beto Calixto, disse que a reformulação do cargo traria uma série de benefícios à categoria.


“A PEC é a medida que vai acender ainda mais todo o trabalho dos agentes junto ao sistema de Segurança Pública”, disse Calixto.


Com a transformação em carreira policial, os agentes penitenciários são equiparados aos membros das demais polícias brasileiras, mas com atribuições específicas, que são reguladas em lei.


Folha Dirigida


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias