Dando continuidade ao calendário de ciclismo do estado do Acre, a Federação Acreana de Ciclismo (FAC) realizou na manhã de ontem, domingo, 23 do outubro, uma competição de pós-temporada na modalidade speed.
Diferentemente do Campeonato Acreano de Ciclismo, em que a premiação se resume a troféus e medalhas, a corrida, que foi realizada no circuito Via Parque da Maternidade, em Rio Branco, bonificou os vencedores com valores financeiros.
Até a quinta posição, os atletas que compuseram o pódio receberam medalhas e dinheiro. Além disso, a federação ainda premiou os corredores que faturaram a meta volante, com R$ 100.
De acordo com o secretário da FAC, Gerliano Nunes, 68 ciclistas, entre homens e mulheres, vindos da capital, do interior do estado, e até do município vizinho de Boca do Acre, competiram nas categorias Júnior, Elite Masculino, Elite Feminino, Master A, B e C.O destaque do evento foi o ciclista Lázaro, que faturou uma boa grana, com um desempenho brilhante. Lázaro competiu nas categorias Master A e Elite.
Nas duas oportunidades, o atleta venceu quatro metas volantes, e mesmo com problemas mecânicos, ficou em segundo lugar.
No “páreo” mais aguardado, a Elite, Lázaro não tomou conhecimento e passeou, conseguindo inclusive dar uma volta no pelotão, que, diga-se de passagem, estava o que tem de melhor no ciclismo acreano.
Outro destaque ficou com a equipe Team Honda, que apareceu em praticamente todos os pódios, em especial na categoria Elite, colocando seus atletas nas quatro, das cinco posições disputadas.O presidente da Federação, Tuxauá Marques, falou sobre o ano do ciclismo acreano.
Tuxauá está otimista para o ano de 2023, com a participação de atletas no ciclismo de estrada, principalmente em função da Copa Norte Nordeste que será realizada em Rondônia.
Além disso, ele cita que a federação vem num contínuo crescente de estrutura adequada para as competições e parabeniza a todos os atletas que confiam no trabalho da federação e que tem participado com regularidade das nossas competições no ano que encerra.
O secretário Gerliano destacou o esforço que a federação tem feito para organizar os eventos, oferecendo condições, estrutura, premiação e suporte para os atletas.Confira como ficou o pódio nas categorias.
Resultados
Categoria Elite Masculino
1º Lázaro de Sousa
2º Gabriel Albino
3º Antonio Frota
4º Endril Lima
5º João Vitor Medeiros
Categoria Elite Feminino
1ª Erica Soares
2ª Eldiane Ribeiro
3ª Fernanda Souza
4ª Letícia Macedo
5ª Eliany Rodrigues
Categoria Master A
1º Luiz Cabanelas
2º Lázaro de Sousa
3º Alexandre Pinto
4º Kellyton Almeida
5º Gustavo Valadares
Categoria Master B
1º Antonio Frota
2º Rodrigo Schommer
3º Evandro de Castro
4º Shawke Lira
5º Demétrio Costa
Categoria Júnior Masculino
1º Endril Lima
2º Mauro Henrique Medeiros
3º Ian Assunção
4º Marcos Daniel
Categoria Master C
1º Antonio do Nascimento
2º Cherles Smerdel
3º Márcio Ferreira
4º Erciney Vilela
5º Adalberto Filho
Fonte/ Jornal Opinião